𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Celebração do encontro

Procissão do Encontro Pirenópolis, Goiás promovida desde o século XVIII pela Irmandade do Santíssimo (Pirenópolis).

A celebração do encontro é a representação do encontro de Jesus e Maria na Via Crucis, que ocorre na chamada Festa de Passos, sendo este costume realizado na Quaresma ou Semana Santa.

Tal costume no Brasil tem sua ligação a Irmandade dos Passos da Graça de Lisboa, criada na idade média. Com a vinda dos portugueses, nas cidades antigas também foram criadas esta confraria, que divide a realização destas celebrações com a Irmandade do Santíssimo Sacramento como é o caso de muitas cidades do interior do Brasil.

Cada local celebra conforme seu costume, geralmente nos domingos da quaresma, no Domingo de Ramos ou na quarta-feira santa.

Em cidades históricas como em Pirenópolis, são realizadas duas procissões que saem simultaneamente ao mesmo tempo de capelas ou igrejas diferentes; onde uma leva Nossa Senhora das Dores e outra leva Nosso Senhor dos Passos que é geralmente acompanhado por orquestras e coro que executam cânticos em Latim os chamados motetos de Passos nos Passos da Paixão (pequena capela ou altar). No ponto ápice da procissão ocorre o encontro das imagens o sermão das 7 ultimas palavras de Jesus na cruz. Após este, ambas procissões se fundem formando uma só, chamando a partir daí Procissão do Encontro, encerrando na mesma Igreja.

Fotografias da Semana Santa de Pirenópolis

Ícone de esboço Este sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste