𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Precessão

Precessão de um giroscópio.

Precessão é um fenômeno físico que consiste na mudança do eixo de rotação de um objeto. Esse efeito giroscópico, observado nos movimentos dos pontos de referência celestes, pode ser explicado pela análise vetorial das grandezas envolvidas, torque e momento angular.

A precessão do eixo terrestre

A Terra apresenta um ciclo de precessão de 25 770 anos, correspondente à variação da Eclíptica em relação à linha do Equador.[1]

Sendo o planeta Terra não perfeitamente esférico, mas achatado nos polos e bojudo no equador, seu diâmetro equatorial é cerca de 40 km maior do que o diâmetro polar. Somado a este fato, o plano do equador terrestre, o plano do bojo equatorial, está inclinado 23° 26' 21,418" em relação ao plano da eclíptica, que por sua vez está inclinado 5° 8' em relação ao plano da órbita da Lua.

Isto faz com que forças diferenciais (que ficam mais significativas nos dois bojos da Terra) tendam não apenas a torná-la mais achatada, mas também a "endireitar" o seu eixo, alinhando-o com o eixo da eclíptica.

Estando a Terra em rotação, seu eixo não se alinha com o eixo da eclíptica, mas precessiona em torno dele, da mesma forma que um pião posto a girar precessiona em torno do eixo vertical ao solo.[2]

Referências

  1. «Precessão». Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Consultado em 14 de janeiro de 2011 
  2. Precessão do Eixo da Terra - astro.if.ufrgs.br

Ligações externas

Ver também


Ícone de esboço Este sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste