A Serra de Araruna é uma Chapada Sedimentar, localizada no município de Araruna, no estado da Paraíba, constituída por sedimentos que recobrem o cristalino.
Além da Chapada Sedimentar, outras elevações merecem destaques: a Serra do Calabouço e a Serra da Confusão. Próximo às serras ocorrem gigantescos afloramentos de rochas muito antigas que devido à erosão e quebramento adquiriram formas interessantes. è onde se encontra o Parque Estadual da Pedra da Boca. Destacam-se a Pedra da Boca, a Pedra da Caveira, a Pedra do Letreiro, a Pedra da Macambira.
A sede da cidade de Araruna se encontra no topo desta chapada á cerca de 590 metros de altitude, proporcionando a cidade um clima ameno, característico do brejo de altitude, cuja temperatura no inverno chega aos 18 ℃.
A Serra da Copaoba era a antiga denominação do Planalto da Borborema, localizado na região Nordeste do Brasil. Segundo o historiador Coriolano de Medeiros, o nome copaoba é um termo da língua Tupi que significa “aquele que alonga”. Outros traduzem como “serra que não tem fim”. Copaoba é também o nome de uma árvore da região, conhecida por copaíba. Dela se extrai um óleo balsâmico que, segundo a tradição popular, tem propriedades terapêuticas milagrosas.
Ainda hoje, a região que compreende os municípios de Belém da Paraíba, Serra da Raiz, Caiçara, Duas Estradas, entre outros municípios paraibanos, é conhecida como Serra da Copaoba. Foi nessa região que na época da colonização da Paraíba, no século XVI, aconteceu uma sangrenta batalha entre os índios potiguaras, nativos da região, contra os portugueses e os índios tabajaras do litoral paraibano.