𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Pontus De la Gardie

Pontus De la Gardie

Pontus De la Gardie, Barão de Ekholmen, (Castelo Russol (Caunes-Minervois, 1520Rio Narva, 5 de novembro de 1585) foi um nobre francês e governador da Livônia à serviço do Reino da Suécia.

Biografia

Ele nasceu Ponce De La Gardie e tornou-se um mercenário lutando primeiramente sob o comando de Charles I de Cossé na Itália, depois na França (Batalha de Saint-Quentin, 1557) e Escócia, no tempo de Maria Stuart. Mais tarde ele esteve à serviço do Reino da Dinamarca, mas passou a trabalhar para a Suécia após ter sido capturado por tropas suecas em 1565. Em 1581 um exército sueco de mercenários sob o comando de De la Gardie capturou da Rússia a estratégica cidade de Narva, na Estônia, fato este que ajudou a por fim à Guerra da Livônia.

Pontus casou em 4 de fevereiro de 1580, no Castelo de Vadstena com Sofia Johansdotter Gyllenhielm (1556–1583), a filha ilegítima de João III da Suécia e da dama da sociedade finlandesa Karin Hansdotter. Ela morreu por ocasião do nascimento de seu terceiro filho, Jakob De la Gardie, que se tornaria mais tarde, conde e marechal-de-campo muito respeitado como líder militar.

Pontus De la Gardie morreu afogado nas águas do rio Narva, próximo à cidade de mesmo nome em 5 de novembro de 1585 e juntamente com sua esposa Sofia Gyllenhielm está sepultado na Catedral de Tallinn.

Filhos do casamento com Sofia Johansdotter Gyllenhielm

  1. Brita De la Gardie (1581–1645)
  2. Johan Pontusson De la Gardie (1582–1642)
  3. Jakob De la Gardie (1583–1652)

Ligações externas

Ícone de esboço Este sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:NF

talvez você goste