A Ponte Carlos (em checo Karlův most) é a ponte mais antiga de Praga. Atravessa o rio Moldava da Cidade Velha até a Cidade Pequena. É a segunda ponte mais antiga existente na Chéquia.[1]
Sua construção começou em 1357 a pedido do rei Carlos IV, e foi finalizada a princípios do século XV. Sendo ela a única forma de atravessar o rio, a Ponte Carlos transformou-se na via de comunicação mais importante entre a Cidade Velha, o Castelo de Praga e as zonas adjacentes até 1841.
Originalmente, esta via de comunicação foi chamada de Ponte de Pedra (Kamenný most) e Ponte de Praga (Pražský most), mas leva sua denominação atual desde 1870.
Estrutura
A ponte têm um comprimento de 516 metros, e sua largura é quase 10 metros, sendo apoiada em 16 arcos. Está protegida por três torres distribuídas entre seus dois lados, duas delas em Malá Strana e as restantes na Cidade Velha. A torre localizada no lado da Cidade Velha é considerada por muitos como uma das construções mais impressionantes da arquitetura gótica no mundo. A ponte está decorada por 30 estátuas situadas em ambos os lados.
A maioria delas foram construídas entre 1683 e 1714 e são em estilo barroco, representam vários santos e patronos venerados naquela época. Entre os artistas que decoraram a ponte com suas obras se encontravam os mais proeminentes da Boêmia: Matthias Braun, Jan Brokoff e seus filhos Michael Joseph Brokoff e Ferdinand Maxmilian Brokoff, entre outros.
Entre as esculturas mais notáveis, encontram-se as de Santa Lutgarda, o Calvário e a de São João Nepomuceno. Também é conhecida como a estátua do cavaleiro Bruncvík.
A partir de 1965 todas as estátuas foram sendo substituídas com réplicas, sendo exibidas as obras originais no Museu Nacional.
Referências
- ↑ myCzechRepublic. «Charles Bridge (Karlův most)». Consultado em 16 de maio de 2018