𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Poll tax

Poll Tax (oficialmente Community Charge: 'imposto comunitário') foi o imposto proporcional instituído pelo governo de Margaret Thatcher em 1989 na Escócia, e em 1990 no restante do Reino Unido, o qual custearia os governos locais ("councils", semelhantes a prefeituras) por meio de uma taxa única a ser cobrada por habitante, independentemente da sua renda ou capacidade econômica. O imposto substituiria o sistema anterior, no qual o imposto era calculado de acordo com o valor dos imóveis, de forma semelhante ao IPTU brasileiro.

A população britânica resistiu fortemente à implantação desse imposto, recusando-se a fornecer os dados necessários ao governo, recusando-se a pagar o tributo e dificultando a punição dos inadimplentes.

A impossibilidade de implantar este imposto e a derrota do governo frente à população, foi a principal razão da queda de Margaret Thatcher como Primeira-Ministra e a sua substituição por John Major, que indicou Michael Heseltine como Secretário do Meio Ambiente, dando-lhe a incumbência de desmantelar o poll tax.[1]

Referências

Ícone de esboço Este sobre economia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste