Este artigo não cita fontes confiáveis. (Fevereiro de 2013) |
O absorvente (português brasileiro) ou penso higiénico (português europeu) é um produto de higiene íntima externo utilizado durante a menstruação. Inventado pela afro-americana Mary Beatrice Davidson Kenner e usado a partir de 1956. A sua função é absorver o sangue eliminado pela menstruação, evitando que este manche as roupas (sejam elas íntimas ou não) e assim cause constrangimentos.
O absorvente foi criado para estancar o sangue e prevenir infeções. No passado eram usados pequenos pedaços de tecido; hoje são utilizados produtos cuja tecnologia se assemelha à das fraldas, com géis de alta absorção, etc. Existem absorventes de vários tamanhos , os sem abas que são para mulheres que tem o fluxo menstrual menor e o com abas , para as mulheres que tem o fluxo menstrual maior .
Existem também absorventes noturnos cuja função é absorver o sangue oriundo da menstruação durante o sono, eles podem ficar de 8 a 10 horas no corpo. Também existem protetores diários chamados de "mini-absorvente", utilizados quando o fluxo menstrual está perto de se iniciar ou quando está no término (para que não suje a peça íntima).
Ver também
Ligações externas
Predefinição:Commonscat em linha