𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Pedro II da Iugoslávia

Predefinição:Info/Nobre

Pedro II (Belgrado, 6 de setembro de 1923Denver, 3 de novembro de 1970), foi o segundo e último Rei da Iugoslávia de 1934 até novembro de 1945. Era o filho mais velho do rei Alexandre I da Iugoslávia e de sua esposa, a princesa Maria da Romênia.[1]

Pedro foi educado no palácio real britânico e na Escola Sandroyd, em Wiltshire, mas deixou a Inglaterra em 1934, aos 11 anos, por conta do assassinato de seu pai, Alexandre I, na França. O jovem príncipe assumiu o Trono, mas por conta de sua idade estabeleceu-se uma regência, e seu primo o príncipe Paulo da Iugoslávia assumiu a regência do país como príncipe-regente até que o herdeiro direto atingisse a maioridade.

Golpe

Apesar de Pedro II e seus conselheiros serem contra a guerra que se iniciava, e especialmente contra os nazistas, seu primo Paulo, ainda como príncipe-regente, decidiu que a Iugoslávia assinaria o Pacto Tripartite.

O príncipe-regente foi deposto no dia 27 de março de 1941, dois dias depois de assinar o pacto, aliando o Reino da Iugoslávia aos países do Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial. O golpe de estado foi conduzido pelas lideranças políticas e setores do exército, apoiados pelas manifestações populares na Sérvia (notadamente em Belgrado) e pela diplomacia britânica. No mesmo dia, Adolf Hitler ordenou a ocupação e punição da Iugoslávia, adiando a Operação Barbarossa de invasão à União Soviética. A cidade de Belgrado, mesmo categorizada como "cidade aberta", foi bombardeada de surpresa no dia 6 de abril de 1941 matando 2,7 mil pessoas em apenas um dia.

Exílio

Depois de assumir o trono e ver a nação tomada pelos países do Eixo, o rei Pedro II, a família real e as lideranças políticas abandonaram o país, passando por Grécia, Palestina e Egito, antes de se estabelecerem na Grã-Bretanha.

O monarca completou os estudos na Universidade de Cambridge e juntou-se à Força Aérea Real.

Com a libertação da Iugoslávia, conduzida pelos partisans de Josip Broz Tito, e a instauração de uma ditadura comunista, Pedro II foi deposto, mas este recusou-se a abdicar do cargo. Mudou-se para os Estados Unidos após o término da Segunda Guerra Mundial.

Morreu em Denver, Colorado, em 1970, depois de um transplante de fígado mal sucedido. Foi sepultado na igreja ortodoxa de São Sava em Libertyville, Illinois até 2013, quando foi trasladado na igreja de São Jorge de Topola em Sérvia central.

Descendência

Pedro II casou-se com a princesa Alexandra da Grécia e Dinamarca, em Londres, aos 20 de março de 1944. Tiveram Alexandre II Karadjordjevitch, herdeiro aparente ao trono iugoslavo, casado com D. Maria da Glória de Orléans e Bragança, princesa de Orléans e Bragança, em 1972.

Referências

  1. «Pedro II da Iugoslávia». Encyclopædia Britannica Online (em English). Consultado em 22 de novembro de 2019 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pedro II da Iugoslávia
Pedro II da Iugoslávia
Casa de Karađorđević
6 de setembro de 1923 – 3 de novembro de 1970
Precedido por
Alexandre I
Coat of arms of the Kingdom of Yugoslavia.svg
Rei da Iugoslávia
9 de outubro de 1934 – 29 de novembro de 1945
Monarquia abolida

Predefinição:Chefes de Estado da Iugoslávia Predefinição:Governos no exílio durante a Segunda Guerra Mundial

Ícone de esboço Este sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste