𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Pedrinho

Nota: Este artigo é sobre o personagem infantil. Para outras acepções, veja Pedrinho (desambiguação).

Predefinição:Info/Personagem fictícia Pedrinho é um personagem fictício das obras de Monteiro Lobato, criado em 1920 no livro A Menina do Narizinho Arrebitado.

O personagem

Seu nome é Pedro Encerrabodes de Oliveira. É um menino bastante corajoso (seu único medo é de vespa), aventureiro, neto de Dona Benta e primo de Lúcia (Narizinho), Pedrinho mora na cidade e sempre vem passar as férias no sítio de sua avó. É lá que ele junto com sua prima, a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa e outros tramam e aprontam várias travessuras e reinações no sítio e até aonde a imaginação os levarem.

Ele tem dez anos, e tem cabelos curtos. É bem aventureiro em Reinações de Narizinho, primeiro livro em que Pedrinho aparece. Em suas aventuras, sua arma é o Bodoque. O mês de seu aniversário é abril.[1]

Em outras mídias

Cinema e televisão

Pedrinho foi retratado pela primeira vez no filme teatral O Saci (1951), dirigido por Rodolfo Nanni, baseado no livro de mesmo nome. Lívio Nanni, que é sobrinho do diretor, interpretou o personagem no filme.[2] A partir de 1952, em uma série de televisão que foi ao ar pela extinta Rede Tupi, foi interpretado por vários atores, entre eles: André José Adler, Antonio Silvio Lefèvre (ver no Museu da TV) Sérgio Rosemberg, Julinho Simões, David José e Newton da Matta. Em uma série de televisão que foi exibida pela Rede Bandeirantes entre 1967 e 1969, foi interpretado por quatro atores (não identificados), durante os três anos em que ficou no ar.[3]

Em um segundo filme teatral, O Picapau Amarelo (1973), dirigido por Geraldo Sarno e baseado no livro de mesmo nome, Pedrinho foi interpretado por Cid Ribeiro.[4]

Júlio César, depois substituído por Marcello José Reina Patelli e por último por Daniel Lobo, interpretaram o personagem na série de televisão produzida, produzido pela Rede Globo entre 1977 a 1986, que é considerada um clássico.

Arquivo:Pedrinho 2001.jpg
César Cardadeiro como Pedrinho na fase de 2001

No remake da série da Rede Globo, iniciada em 2001, César Cardadeiro interpretou o personagem entre 2001 e 2003; João Vitor Silva em 2004 e 2005; Rodolfo Valente em 2006; e Vitor Mayer no último ano de exibição em 2007.

Na série animada de 2012, produzida pela Globo e Mixer, Vini Takahashi dublou a voz de Pedrinho nos episódios da primeira temporada.[5] Takahashi foi substituido por Pedro Volpato nos episódios da segunda temporada.[6]

História em quadrinhos

Sítio do Picapau Amarelo tornou-se uma história em quadrinhos em 1979, publicada pela RGE. Os personagens mais tarde receberam seus próprios títulos, incluindo Pedrinho.

A série de TV de 2001 foi trazida para o formato de história em quadrinhos em 2003, para a campanha contra a fome nacional brasileira Fome Zero, intitulado Emília e a Turma do Sítio no Fome Zero.[7][8] Nesses quadrinhos, o design de Pedrinho foi baseado no figurino usado pelo ator César Cardadeiro, que interpretou o personagem nas temporadas de 2001 a 2003.

Entre 2006 e 2008 o personagem, assim como muitos outros que apareceram nos quadrinhos da Fome Zero, estrelou novas histórias ainda com seu design baseado no figurino de César Cardadeiro.

Referências

Ícone de esboço Este sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste