𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Pasta Medicinal Couto

Predefinição:Info/Empresa/Wikidata A Pasta Medicinal Couto é uma marca de pasta de dentes famosa em Portugal e, juntamente com outros produtos, é um símbolo de saudosismo e de tempos passados.

O anúncio

"Palavras para quê? É um artista português e só usa Pasta Medicinal Couto!" era assim que terminava um anúncio televisivo do início dos anos 70 e que ainda hoje está na memória de muitos portugueses.

A forte campanha publicitária nos transportes públicos, em revistas e jornais e, especialmente na TV, fez com que esta marca ficasse no imaginário de muitos portugueses. O "artista português" era obviamente oriundo dos territórios coloniais portugueses em África, o que levou também à associação ao Portugal da altura, tornando a marca quase como um símbolo do Portugal do passado.

O produto

Em 1918 foi criada no Porto, sedeada no Largo de S. Domingos, a firma Flôres e Couto.

Em 1931 o Snr. Alberto Ferreira do Couto tornar-se-ia o único administrador sendo a designação alterada para Couto Lda.

A fórmula da "Pasta Medicinal Couto", foi registada em 13 de Junho de 1932,seria elaborada pelo gerente desta sociedade com a ajuda de um dentista seu amigo. O produto nasceu para lavar os dentes, visando evitar, nomeadamente, as infecções das gengivas, foi também importante para combater os malefícios da sífilis, uma doença proveniente de relações sexuais, que “maltratava os dentes e as gengivas”

A pasta Couto é elaborada com 15 ingredientes, como água, glicerina, sódio, cálcio, o eugenol (desinfectante com qualidades bactericidas), hortelã-pimenta, mentol ou cloreto de potássio.

Ao longo de 80 anos, a marca nacional “Couto - O dentífrico que evita afecções da boca”, teve um momento “menos bom" quando foi obrigado a alterar, por causa de regras da União Europeia, o nome “Pasta Medicinal” por “Pasta Dentífrica”.

Os dias de hoje

Após a morte do único proprietário, o negócio manteve-se na família, sendo gerido pelo seu sobrinho Alberto Gomes da Silva.

Em Novembro de 1996, transforma-se em Sociedade Anónima, alterando o nome para Couto S.A..

Em 2001 seria a vez da marca ter que se alterada, com a retirada da designação "medicinal", por aplicação das normas da Comunidade Europeia relativas a este tipo de produtos, passando desde então a chamar-se "Pasta dentífrica Couto".

Actualmente, cerca de 500 mil bisnagas de pasta “Couto” são produzidas anualmente a partir de uma antiga farmácia de Vila Nova de Gaia, no Porto, há 10 por cento dessa produção que segue para exportação. Itália e EUA são os principais destinos estrangeiros do dentífrico.

Ver também

Desde 2006 que marca presença na Internet em www.couto.pt, site concretizado através da parceria estabelecida com a Têxistê - Gestão de Informação, Lda.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pasta Medicinal Couto

talvez você goste