𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Partido do Povo (Brasil)

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Partido do Povo.

Predefinição:Info/Partido Político do Brasil Partido do Povo foi uma agremiação partidária brasileira[1] fundada pelo empresário mineiro Paulo Gontijo, que disputou as eleições presidenciais de 1989.

Durante o pleito, "PG" (como o candidato era conhecido) promoveu uma campanha inspirada no falecido ex-presidente Juscelino Kubitschek, adaptando o slogan "50 anos em 5", usado por JK durante seu governo. A campanha de Paulo Gontijo era baseada no slogan "100 anos em 5". Em vários momentos, apenas uma sombra do candidato e a sigla "PG" eram exibidas. Entre suas propostas de governo, estavam: a construção de 200 mil represas de cabeceira no Nordeste e 200 mil na bacia do rio São Francisco; a construção de uma rodovia ligando Xique-Xique (Bahia) a Benjamim Constant (Amazonas), com prolongamento até o Amapá; uma nova divisão geopolítica do país; a construção de uma ponte aérea ligando o Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte pelo litoral e de Natal a Manaus, ligando todo o litoral brasileiro e os pontos estratégicos do rio Amazonas, além de ligar Manaus a Miami, Natal a Paris, Porto Alegre a Montevidéu, e Buenos Aires a Santiago.

No primeiro turno da eleição presidencial, Gontijo, que faleceu em 2002, obteve apenas 198.719 votos, ficando em 14º lugar. Em seguida, o PP, cujo número de registro no TSE era o 54 (atribuído posteriormente ao PPL), encerrou suas atividades.

Embora tivesse utilizado a sigla "PP", o partido não guarda nenhuma semelhança com o atual Progressistas (ex-Partido Progressista), nem com o Partido Popular e com o Partido Progressista fundado em 1993.

Bibliografia

Referências

  1. Redação. «Partido do Povo (PP)». CPDOC FGV. Consultado em 17 de junho de 2016 

Predefinição:Partidos políticos extintos da Sexta República Brasileira

talvez você goste