O paradoxo do gato com pão e manteiga é um paradoxo anedótico que se constituiu como uma lenda urbana. É formado mediante a combinação de duas crenças da cultura popular:
- Os gatos caem sempre em pé.
- Uma fatia de pão com manteiga cai sempre virada com o lado amanteigado para baixo.
O paradoxo surge quando se considera o que poderia ocorrer se fosse atada uma fatia de pão às costas de um gato, com a parte barrada de manteiga para cima, e se deixasse cair o gato de uma altura considerável.
Obviamente que, se ambas as proposições fossem verdadeiras, o gato cairia de pé, e o pão cairia com o lado amanteigado virado para baixo; como isso não é possível, uma das proposições tem que ser falsa.
Mas, com sentido de humor, algumas pessoas argumentam que, hipoteticamente, se ambas as proposições forem verdadeiras, tal experiência produziria um efeito de antigravidade. A velocidade da queda do "sistema gato e pão" diminuiria; ao mesmo tempo, o "sistema" começaria a rodar em alta velocidade, pois tanto as patas do gato como o lado amanteigado do pão tentariam tocar o chão.[1] Afinal, o sistema atingiria um estado estacionário, flutuando a pouca distância do chão e sempre girando a grande velocidade. Criar-se-ia assim um moto contínuo no qual o "sistema gato e pão" ficaria rodando indefinidamente.[2][3]
Ver também
Referências
- ↑ «"Perpetual Motion – this makes Purrfect Sense"» (PDF). www.waikato.ac.nz
- ↑ Sandra Choron; Harry Choron; Arden Moore (3 de outubro de 2007). Planet Cat: A CAT-alog. [S.l.]: Houghton Mifflin Harcourt. p. 215–. ISBN 9780618812592
- ↑ «Buttered cat paradox Bibi's Box». bibi.org
Ligações externas
- «New Scientist»
- «Science Frontiers Online»
- «The Usenet Oracle». onde o paradoxo surgiu em 1992.
- «Exposição do paradoxo»