𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Palácio da Liberdade

Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo prédio histórico de Curitiba, veja Palácio da Liberdade (Curitiba).

Predefinição:Info/Edifício

O Palácio da Liberdade é o antigo local de trabalho do Governador de Minas Gerais [1], que agora é sediado no Edifício Tiradentes na Cidade Administrativa. O edifício foi palco de importantes acontecimentos da história de Minas Gerais. Foi construído em Belo Horizonte, no ano de 1897. Com um traçado neoclássico, o palácio mescla estilos arquitetônicos que vão desde o Luís XV ao mourisco. A escadaria principal foi fundida na Alemanha e apresenta um elegante estilo art nouveau. Os jardins eram prolongamentos da praça, porém sem as grades que hoje cercam o palácio.

A estrutura do prédio é constituída por três pavimentos que serviram de moradia aos governadores e suas famílias. Teve como hóspedes os ilustres ex-governadores e ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, assim como a presença marcante de Benedito Valadares e Milton Campos. Por volta dos anos 1950, o governador Juscelino Kubitschek construiu uma nova residência, localizada no bairro Mangabeiras para ser a nova residência dos governadores, chamado de Palácio das Mangabeiras e nos anos 1960, o governador Israel Pinheiro propôs a demolição do palácio para a construção de um moderno edifício vertical projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A idéia, porém, foi vetada. Abandonado nos anos 1970 pelos governadores que preferiram trabalhar no Palácio dos Despachos, o Palácio da Liberdade voltou a ser prestigiado por Tancredo Neves que despachava de lá, assim como Eduardo Azeredo e Itamar Franco passaram também a fazer.

De 2010 até 2015 o Governador despachou do Palácio Tiradentes situado na Cidade Administrativa de Minas Gerais projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Durante este período o Palácio da Liberdade fez parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade e serviu para cerimônias solenes de transferência de mandato. [1] Em 2015, Fernando Pimentel voltou a despachar do palácio, mas somente efetivou o retorno do mesmo à condição de local de trabalho oficial do governador de Minas Gerais em 2018.[1] A partir de 2019, o Governador Romeu Zema optou por retornar ao Palácio Tiradentes, mas ele manteve o projeto de visitação pública ao espaço, reiniciada em dezembro de 2018.

O espaço pode ser visitado pelo público em geral aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Ainda, tem um programa específico para escolas e outras iniciativas de educação não formal, às quartas e quintas-feiras, desde 2019. Mais informações sobre o agendamento de visitas acesse http://circuitoliberdade.mg.gov.br/pt-br/espacos-br/palacio-da-liberdade.

Referências

Ícone de esboço Este sobre um palácio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Sedes dos governos estaduais do Brasil

talvez você goste