Este artigo não cita fontes confiáveis. (Novembro de 2015) |
O PEAR (PHP Extension and Aplication Repository) é uma plataforma e um sistema de distribuição para a codificação de componentes em PHP. O projecto foi fundado em 1999 por Stig S. Bakken para promover a reutilização de código.
O projecto visa fornecer:
- uma biblioteca estruturada de código aberto para programadores PHP
- um sistema de distribuição de código e gerência de pacotes
- um padrão para a escrita de códigos em PHP
- uma biblioteca de extensões para o PHP (PECL)
- um site, uma lista de emails e servidores para download de códigos
Por de trás do Projecto PEAR existe um grupo que administra este projecto. Cada pacote de código PEAR segue um padrão. Um pacote PEAR pode ser composto por o código e/ou os respectivos binários. Ao contrário dos arquivos CPAN (Comprehensive Perl Archive Network), do qual o Projecto PEAR tirou o modelo, o PEAR declara explicitamente todas as dependências em cada Pacote PEAR.
A classe mãe do PEAR contém o código para simular a linguagem orientada a objectos.
Os pacotes PEAR existem para executar muitas funções, algumas delas são autenticação, controle de erros, caching, acesso a base de dados, criptografia, configuração, HTML, Web Services e XML
PECL
A PECL (PHP Extension Community Library) contem extensões em C para compilação no PHP. PECL inclui módulos para parsing de XML, acesso a banco de dados adicionais, parsing de e-mail, embutindo Perl ou Python em scripts PHP e ainda para compilação de scripts PHP. A PECL trabalha agora como comunidade independente, tendo abandonado o projecto PEAR em 2003.