𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Oscar de Moura Lacerda

Oscar de Moura Lacerda
Nome completo Oscar de Moura Lacerda
Nascimento 11 de agosto de 1902[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Angatuba, SP
Morte 23 de fevereiro de 1979 (76 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Ribeirão Preto, SP
Nacionalidade  Brasil
Cônjuge Josefina de Souza Lacerda
Filho(a)(s) Ignez de Souza Lacerda
Ilka de Moura Lacerda
Oscar Luiz de Moura Lacerda Ricardo Kayserlich de Lacerda (filho do 2º casamento)
Ocupação Professor, Político

O Professor Doutor Oscar de Moura Lacerda (Angatuba, 11 de agosto de 1902 - Ribeirão Preto, 23 de fevereiro de 1979), foi um professor e político de grande destaque na região de Ribeirão Preto, onde lecionou e exerceu, entre outras funções, os cargos de juiz de paz e vereador. O Dr. Moura Lacerda, ainda acumulou mais de 200 títulos ao longo de sua carreira, incluindo o de Cidadão Emérito de Ribeirão Preto. Ele também era formado em Contabilidade, Odontologia, Direito e Ciências Econômicas.

Biografia

Infância

O Professor Doutor Oscar de Moura Lacerda nasceu em 11 de agosto de 1902 na cidade de Angatuba. Era filho de Raul Galvão de Moura Lacerda e Ana Conceição Lacerda. Já nos primeiros meses de vida, Oscar de Moura Lacerda passou a viver em Campinas. Aos 4 anos de idade, foi morar com seu avô, o professor Antonio Mariano Galvão de Moura Lacerda.

Aos 12 anos, após a morte de seu avô, começou a trabalhar como telegrafista na Cia. Paulista de Estrada de Ferro. Continuou a estudar, fazendo o curso secundário de manhã, no colégio Liceu Culto à Ciência, e, a noite, estudava Comércio no Colégio Dom Bosco, sempre trabalhando no período da tarde como telegrafista.

A vida e carreira em Ribeirão Preto

Aos 18 anos foi trabalhar em Ribeirão Preto, a fim de criar seus quatro irmãos menores. Quatro anos depois, concluiu o curso de Contabilidade. Formou-se ainda em Odontologia e Direito. Mais tarde doutorou-se em Ciências Econômicas.

Fundou e dirigiu o jornal Correio de Ribeirão Preto em 1921, e posteriormente dirugiu os jornais A Cidade, Diario de Notícia e A tarde, além da Revista América.

Em 23 de maio de 1923, começou a lecionar na Escola de Commercio Rui Barbosa, que pertencia ao Instituto Commercial, em Ribeirão Preto.

O Dr. Oscar de Moura Lacerda, casou-se em 1926 com Josefina de Souza Lacerda.

No dia 9 de abril de 1927, Oscar de Moura Lacerda, que já era integrante do corpo docente e funcionário da Escola de Commercio Rui Barbosa, desde a sua fundação, assumiu a direção da mesma, tornando-se seu proprietário no dia 8 de janeiro de 1928.

Em 1º de maio de 1932, com a criação do "Curso Superior de Administração e Finanças", o Instituto Commercial de Ribeirão Preto, antigo proprietário da Escola de Commercio Rui Barbosa, passou a denominar-se Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto, tornando-se a segunda faculdade a ter este curso de "Ciências Econômicas" no país, e a primeira do Estado de São Paulo.

Em 1935, o Dr. Oscar de Moura Lacerda funda o Ginásio Ribeirão Preto, que em 1937, com o curso colegial, denominou-se Colégio Moura Lacerda.

Elegeu-se como vereador na cidade de Ribeirão Preto, em 1947, sendo o mais votado do pleito naquele ano, e exerceu o cargo até 1951. Como vereador, participou da comissão especial que elaborou o antiprojeto do regimento interno da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

Em 1950, o professor Dr. Oscar de Moura Lacerda, ainda foi candidato a Deputado Estadual, mas não obtve êxito.

De 1954 a 1955, Oscar de Moura Lacerda foi presidente do Comercial FC de Ribeirão Preto

Em 1967, com auxílio do Dr. Moura Lacerda, nasceu o Instituto Politécnico de Ribeirão Preto, e em 1968, a Faculdade de Engenharia Civil.

Em 1970, o Dr. Oscar criou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e a Faculdade de Ciências Econômicas, solidificando a Instituição Moura Lacerda, que conta atualmente também com o Centro Universitário Moura Lacerda.

Em 1978, a Instituição Moura Lacerda tornou-se proprietária da Faculdade de Educação Física de Jaboticabal, e inaugurou naquela cidade o seu Curso de Educação Física.

Pai de Ignez, Ilka, Oscar Luiz e Ricardo o Dr. Oscar de Moura Lacerda veio a falecer em 23 de fevereiro de 1979.

Atualmente, seus trabalhos continuam servindo de exemplo, e dando belos frutos, exemplo disso é a Instituição Moura Lacerda, que gerencia o Centro Universitário Moura Lacerda, uma das mais respeitadas universidades do Brasil. Seu trabalho educacional, também o tornou imortal.

Ligações externas

talvez você goste