𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Organização do Tratado de Cooperação Amazônica

Organização do Tratado de Cooperação Amazônica Predefinição:Collapsible list
(OTCA)
OTCA Map.PNG

Mapa dos membros da OTCA.
Fundação 5 de dezembro de 1995
Propósito Organização Intergovernamental
Sede Brasil Brasília
Membros Predefinição:Collapsible list
Línguas oficiais Predefinição:Collapsible list
Secretária-Geral Alexandra Moreira López
Sítio oficial http://www.otca.info

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) é uma Organização intergovernamental, constituída por oito Países Membros:: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela e é o único bloco socioambiental de países dedicado à Amazônia.

História

A OTCA surgiu em decorrência do Tratado de Cooperação Amazônica, que foi assinado em 3 de julho de 1978. Os objetivos do Tratado são a preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais da Amazônia. Em dezembro de 1995, os oito Países Membros decidiram criar a OTCA e em março de 2003 estabeleceram a Secretaria Permanente da OTCA, para fortalecer e implementar os objetivos do Tratado.

A OTCA tem a convicção de que a Amazônia constitui uma reserva estratégica e que suas particularidades a tornam única e uma das mais ricas do planeta. Um dos objetivos fundamentais da OTCA é promover o desenvolvimento harmônico da Amazônia, por meio da coordenação, desenvolvimento, promoção e execução de programas, projetos e atividades. As áreas de ação com as quais os países definiram para trabalhar estão intimamente ligadas aos tesouros que a Amazônia possui e à necessidade de conservá-los e garantir sua gestão integral.

Entre seus principais eixos de trabalho estão:

  • A proteção, conservação e gestão sustentável das florestas e da biodiversidade.
  • A inclusão e participação de povos indígenas e comunidades tribais na gestão de seus recursos e na proteção de seus conhecimentos tradicionais.
  • Gestão integrada e uso sustentável dos recursos hídricos como recurso estratégico. Além disso, os recursos hídricos transfronteiriços fazem parte dos ecossistemas, da sociedade e são essenciais em todos os setores da atividade humana.
  • Melhorar a qualidade de vida das populações amazônicas e promover ações necessárias que, de forma inclusiva, contribuam para a melhoria da saúde na região.
  • Gestão do conhecimento e troca de informações.
  • Ações conjuntas para fazer frente aos impactos das mudanças climáticas na região.

Para este trabalho e execução conjunta de ações, os países estão comprometidos financeiramente, porém, para uma abrangência maior em sua área geográfica, a OTCA procura o financiamento com aliados e parceiros estratégicos, para alcançar um maior impacto com efeitos multiplicadores para seus habitantes e para a natureza.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, entre outros acordos internacionais, são elementos que se integram às ações definidas como parte da estratégia de trabalho da OTCA.

Ligações externas

(em neerlandês)
(em inglês)

talvez você goste