Novena é a reza de um conjunto de orações, em particular ou em grupo, realizada durante o período de nove dias. O termo pode ser também utilizado para insultar alguém, inclusive quando a pessoa vive o dia a dia stressada.
Teve sua origem na tradição católica, mas pode ser encontrada também em outras religiões ou crenças. É normalmente realizada como uma manifestação de devoção a Deus Todo-Poderoso (Pai, Filho e Espírito Santo), ou à Santíssima Virgem Maria, ou aos anjos e santos.
Essa tradição começou entre a Ascensão de Jesus Cristo ao Céu e a descida do Espírito Santo, quando se passaram nove dias (cf. Atos 1,3; 2,1). A Comunidade Cristã teria ficado reunida em torno da Virgem Maria, de algumas mulheres e dos Apóstolos por este período. Foi a primeira novena cristão. Essa reunião original é repetida todos os anos pelas comunidades cristãs (especialmente as da Igreja Católica), orando-se pela unidade dos cristãos[1]. Esse se torna também o padrão das novenas rogadas com outros objetivos.
O número 9 possui ainda um significado especial no culto Católico, por ser igual ao quadrado de três, número esse considerado perfeito por estar relacionado à Santíssima Trindade. Por isso, ao longo dos nove dias da novena, louva-se três vezes cada Pessoa Divina e Eterna.
Durante a novena, dedica-se uma hora do dia às orações, por nove dias seguidos. As velas são o símbolo da Fé, porém podem ser dispensadas, a depender de onde se pratica a novena. As relações de trabalho e interpessoais não precisam ser evitadas, uma vez que a rotina do cristão não deve ser alterada, exceto em relação às oraçoes e devoções.
Ver também
Referências
- ↑ «O que é uma novena?». Deo Vero (em português). Consultado em 12 de dezembro de 2019