O Nova Friburgo Country Clube é um dos mais tradicionais clubes de Nova Friburgo e um dos pontos turístico localizado na zona sul da cidade.
Possui uma área de 225 mil metros quadrados, dos quais 80 mil fazem parte de um jardim, tendo sido projetado pelo paisagista francês Glaziou, o mesmo idealizador do projeto da Quinta da Boa Vista na cidade do Rio de Janeiro.
Foi construído para ser a residência de Antonio Clemente Pinto - o Barão de Nova Friburgo, considerado o quarto homem mais rico do Brasil no período imperial, durante a segunda metade do século XIX, sendo que o seu acervo arquitetônico guarda semelhanças daquela época. Naquela época chamavam a residência de Chácara do Chalé por causa da arquitetura do imóvel, mas tarde quando a residência foi passada como herança a seu filho eles a chamavam de Parque São Clemente, pois o seu filho era Conde de São Clemente.
Em 1883, recebeu a visita do imperador Dom Pedro II.
No ano de 1913 o imóvel foi vendido pelos sucessores do Barão de Nova Friburgo a Eduardo Guiinle, integrante da tradicional família Guinle, mas tarde o seu filho, Carlos Guinle, cedeu a mansão do Parque São Clemente que seu pai havia comprado para ali ser instalado o Nova Friburgo Country Clube.[1]
O seu patrimônio é hoje gerido por uma sociedade civil sem fins lucrativos - o Nova Friburgo Country Clube. Além de ser um dos cartões postais da cidade, o local é também palco de festas e eventos. Parte do Nova Friburgo Country Clube é aberta à visitação pública, enquanto algumas de suas dependências funcionam exclusivamente para os associados ou ocasiões especiais.
Hoje o clube conta com um centro de esportes que inclui piscina, campos de futebol, quadras poliesportivas, quadra de basquete, três quadras de tênis e quadras de squash.
Referências
- ↑ «César Guinle Um dos melhores prefeitos que Nova Friburgo já teve». Jornal A Voz da Serra. 21 de setembro de 2014. Consultado em 10 de dezembro de 2017