A África do Sul conta com onze línguas oficiais — o segundo país do mundo com mais línguas oficiais, a seguir à Índia. Como tal, existem onze nomes oficiais para o país. Estes são:
- Republiek van Suid-Afrika (africânder)
- Republic of South Africa (inglês)
- IRiphabliki yeSewula Afrika (Ndebele)
- IRiphabliki yaseMzantsi Afrika (Xhosa)
- IRiphabliki yaseNingizimu Afrika (Zulu)
- Rephaboliki ya Afrika-Borwa (Sotho do Norte)
- Rephaboliki ya Afrika Borwa (Sotho)
- Rephaboliki ya Aforika Borwa (Tswana)
- IRiphabhulikhi yeNingizimu Afrika (Swati)
- Riphabuḽiki ya Afurika Tshipembe (Venda)
- Riphabliki ra Afrika Dzonga (Tsonga)
Outras línguas
A África do Sul reconhece ainda oito línguas não oficiais: Fanagalo, Lobedu, Ndebele do Norte, Phuthi, língua gestual sul-africana, Khoe, Nama e San. Estas línguas são reconhecidas como tendo importância em nível local, embora não em nível nacional, e como tal o país não tem nome oficial nestas línguas.
Existem pequenos grupos de falantes de línguas em perigo, a maioria das quais pertencem ao grupo de línguas Khoisan, que estão a tentar promover o seu uso e reavivamento.
Azânia
- Veja Ver artigo principal: Azânia
Alguns sul-africanos usam o nome Azânia em detrimento de "África do Sul", considerando que este último tem conotações colonialistas. As pessoas que usam este nome estão geralmente ligadas à tradição afrocentrista e à política de esquerda, como o Congresso Pan-Africanista (PAC) da Azânia e à Organização Popular Azaniana. Este nome corresponde a um termo geográfico não tem, no entanto, apoio popular.