Nicola Scarpa | |
---|---|
Nicolau Scarpa (Gioi, Salerno, 21 de janeiro de 1878 — São Paulo, 26 de setembro de 1942)[1] foi um empresário ítalo-brasileiro.
Origens
Filho dos imigrantes italianos Francesco Antonio Scarpa e Rosa Scarpa, sobrinho de Giuseppe Scarpa.
A família Scarpa chegou ao Brasil em 1888, terra promissora para imigrantes pobres, e o porto da cidade de Santos tornou-se destino de muitos italianos (carcamanos, como se dizia). Em um desses navios, desembarcaram os irmãos Giuseppe Scarpa e Francesco Antonio Scarpa. Giuseppe Scarpa desembarcou acompanhado da esposa Teresa Scarpa e dos filhos Nicolau Maria Scarpa e Domenico Scarpa. Já o irmão de Giuseppe, Francesco, chegou acompanhado da esposa Rosa Scarpa e do filho Nicolau Scarpa, avô de Chiquinho Scarpa, proprietário de diversas empresas e importante acionista no início do Grupo Votorantim. Suas atividades tiveram início na cidade de Sorocaba.
Casamentos e filhos
Casou-se, no Brasil, com Gioacchina Di Cunto, de uma família rica paulistana, também de origem italiana. Dela, teve os filhos:
- Francisco Scarpa, casado com Diamantina Patsy McClelland, com três filhos: Francisco (Chiquinho Scarpa), Fátima e Renata.
- Nicolau Scarpa Júnior, casado com Alícia Adela Mossa, de quem teve cinco filhos: Adela, Ana Alicia, Nicolau, Eduardo e Rodolfo.
- Celia Scarpa (1902 - 1998), casada com Costabile Botelho Comenale, pais de Lucia Scarpa Comenale.
- Rosália Scarpa.