Com a utilização de minas na guerra naval, a partir de finais do século XIX, foram criados diversos tipos de Navios de Guerra de Minas.[1] Cada um desses tipos de navios desempenhava uma função específica no âmbito da Guerra de Minas (as denominações abaixo podem variar dependendo do país. O termo "draga-minas" por exemplo é comumente empregado em Portugal e no Brasil o seu equivalente mais comum é "navio varredor"):
- Lança-Minas ou Navio Mineiro: navio especializado na colocação de minas isoladas ou de campos de minas;
- Caça-Minas: navio especializado na detecção e caracterização de minas;
- Draga-Minas ou Navio Varredor: navio especializado na recolha e desactivação de minas, sobretudo através de operações de dragagem ou rocega.
Na actualidade, a maioria dos Navios de Guerra de Minas, desempenham todas as funções antigamente atribuídas a navios especializados, sendo ao mesmo tempo lança, caça e draga-minas. Muitos dos escoltas oceânicos, submarinos e outros navios possuem a capacidade complementar de executar operações de lança-minas.
Referências
- ↑ «minesweeper». The Oxford Essential Dictionary of the U.S. Military. Oxford: Oxford University Press. 2012. ISBN 9780199891580