𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

NRP Sam Brás

Predefinição:Info navio O navio-tanque NRP São Brás (recebendo, mais tarde, o número de amura A 523), foi construído em Portugal, pelo Arsenal do Alfeite, tendo sido aumentado ao serviço da Armada Portuguesa em 1942. De observar que, inicialmente, o navio era chamado Sam Braz de acordo com a grafia da época. Enquanto decorria a Segunda Guerra Mundial, foi durante muito tempo o único navio a assegurar o fornecimento de combustíveis ao país.

Em 1967, foi modernizado e transformado em navio de apoio logístico, sendo destacado para Moçambique. Essa transformação consistiu em equipar o navio com oficinas, hospital, pista para um helicóptero médio, alojamentos extra e duas lanchas de desembarque pequenas. O navio foi abatido ao serviço em 1976, pouco tempo depois do final da Guerra do Ultramar.

O navio tinha capacidade para transportar 3 000 t de fuel, 40 t de gasolina para aviação, 50 t de lubrificantes e 100 t de água potável. Em 1970, passou a estar armado com uma peça de 76 mm, duas peças antiaéreas de 40 mm e duas peças antiaéreas de 20 mm.

2006-11-Lisbonne 050.jpg

Ver também

talvez você goste