O Museu de Santo António (antigo Museu Antoniano, oficialmente Museu de Lisboa – Santo António) é um museu na cidade de Lisboa, em Portugal, dedicado a Santo António, constituindo um dos cinco núcleos do Museu de Lisboa.[1][2]
O Museu de Santo António foi inaugurado nos anos 80 do século XX e pretende retratar as várias formas artísticas que assumiu a devoção dos lisboetas a Santo António, o santo mais popular da capital portuguesa, que se crê ter nascido na casa onde agora se encontra o museu.
Em exposição estão peças religiosas, iconografia (escultura, gravura, pintura e cerâmica), alfaias litúrgicas, livros, vestuário e diversos objectos relacionados com a vida de Santo António. Entre o espólio de azulejaria podemos destacar o conhecido painel de "Santo António pregando aos peixes", de meados do século XVII, polícromo de uma das suas passagens mais conhecidas.
Localizado junto à Sé de Lisboa, reúne, para além das colecções, uma importante bibliografia, que evoca o culto de Santo António nas variadas formas, essencialmente as de carácter mais popular e urbana que o povo lhe dedica.
Sendo um dos núcleos do Museu de Lisboa, abriu portas em 2014 após as obras de renovação e alargamento do seu espaço e adquiriu a denominação formal de "Museu de Lisboa - Santo António"[3]. É constituído por três salas dedicadas à vida e culto de Santo António de Lisboa (ou Pádua), com várias representações da figura – pintura, escultura, azulejo e objectos litúrgicos – e uma componente de multimédia que explica as tradições, festas, o culto e os milagres de um dos mais importantes santos de Portugal.
Ver também
- Santo António de Lisboa
- Igreja de Santo António de Lisboa
- Basílica de Santo António de Pádua
- O Mensageiro de Santo António
Referências
- ↑ Museu de Lisboa – Santo António in EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural
- ↑ Localização e imagem no Google Maps
- ↑ Museu de Lisboa – Santo António in Câmara Municipal de Lisboa