𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Muralha do Atlântico

A muralha do atlântico, em amarelo, no mapa da Europa ocidental, indo do sul da França até o norte da Noruega
Uma casamata em Søndervig, Dinamarca
O marechal Erwin Rommel e outros oficiais alemães inspecionando a muralha do Atlântico.
Um bunker alemão na Normandia, França.

A Muralha do Atlântico, foi uma linha de defesa das tropas alemãs, erguida na Segunda Guerra Mundial, que se estendia desde a fronteira franco-espanhola até à Noruega.

Embora nunca tenha sido completada, foi iniciada durante a ocupação da França com o objectivo de constituir uma espécie de Linha Siegfried contra uma hipotética invasão das tropas aliadas, com origem na Grã-Bretanha, pelo Oceano Atlântico.

O seu projeto foi concebido pelo mesmo autor do da Linha Siegfried, que delimitava o território alemão a Leste, o engenheiro Fritz Todt, e os trabalhos foram empreendidos com o recurso a mão-de-obra forçada.

No início de 1944, após a derrota do Afrika Korps no norte de África, o marechal-de-campo Erwin Rommel, foi destacado para liderar as forças alemãs estacionadas na costa de França, e encarregado de fortificar a Muralha. Rommel considerou as fortificações existentes inadequadas, e iniciou a construção de postos fortificados, que compreenderiam peças de artilharia, valas antitanques, bunkers de betão e metralhadoras. As zonas costeiras foram preenchidas com estruturas de metal, com o objetivo de dificultar ou impedir o desembarque de tropas ou veículos, destruindo-os antes de chegarem às praias. Foram também instaladas cerca de 6 000 000 de minas, nas águas junto à costa e nas próprias praias. Outros postos fortificados foram instalados, mais para o interior e junto às principais estradas de acesso ao mar. As defesas da Muralha eram mais densas na região do estreito de Calais, onde muitos militares alemães acreditavam que o golpe Aliado seria desferido.

No dia 6 de Junho de 1944, a invasão teve de fato lugar, tendo previamente os Aliados levado as chefias alemãs a pensar que a invasão teria lugar em pontos diversos, como o Pas-de-Calais ou a Escandinávia, dentro de uma operação de dissimulação denominada por Operação Fortitude.

Ver também

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Muralha do Atlântico

Predefinição:Controlo de autoria

talvez você goste