𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Miriani Griselda Pastoriza

Miriani Griselda Pastoriza
Miriani Griselda Pastoriza
Nascimento 24 de dezembro de 1939 (85 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Loreto, Santiago del Estero
Residência  Brasil
Nacionalidade Brasil Brasileira
Alma mater Universidade Nacional de Córdoba
Orientador(es)(as) José Luis Sersic
Orientado(a)(s) Thaisa Storchi Bergmann
Instituições Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Nacional de Córdoba
Campo(s) Astrofísica
Tese Espectrofometria de Galáxias com Núcleo Peculiar (1973)

Miriani Griselda Pastoriza é astrônoma, professora titular no Departamento de Astronomia do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro da Academia Brasileira de Ciências. Pastoriza nasceu na Argentina e é naturalizada brasileira.

Uma das suas principais contribuições científicas foi a descoberta e caracterização juntamente com o astrônomo argentino J. L. Sérsic das chamadas galáxias Sersic-Pastoriza.[1] Rambém conhecidas como galáxias com núcleos peculiares, são galáxias espirais cujos espectro de linhas de emissão do núcleo é similar ao de regiões HII normais, com a exceção de que os decrementos de Balmer indicam grande presença de avermelhamento.

Pastoriza foi a orientadora científica de muitos astrônomos brasileiros que hoje são destaques científicos internacionais, incluindo Thaisa Storchi Bergmann, Eduardo Luiz Damiani Bica, Fabricio Ferrari e Roberto Cid Fernandes.

Formação

Ela realizou a graduação em Astronomia pela Universidad Nacional de Córdoba (1965) e defendeu sua tese de doutorado na mesma universidade em 1973, orientada por José L. Sérsic. Fez pós-doutorado no Royal Greenwich Observatory (1988) e no Instituto do Telescópio Espacial (1995).

Pesquisa científica

O campo de pesquisa da astrônoma é a astronomia extragalática, em particular a caracterização astronômica de galáxias espirais e elípticas (e.g. seus núcleos, populações estelares etc).

Ligações externas

Referências

  1. Sérsic, J. L., & Pastoriza, M. Peculiar Nuclei of Galaxies. 1965, Publications of the Astronomical Society of the Pacific, 77, 287

talvez você goste