𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Mirabilis Liber

Mirabilis Liber (Livro das Maravilhas), também conhecido como Liber Mirabilis, é um livro parcialmente escrito na Idade Média, de acordo com o escritor Fabio Araujo em seu livro Prophezeiungen uber das Ende der Welt. Ele cita a obra Prophéties Curieuses, publicada em 1814, como fonte da informação de que o livro seria medieval. Ele é uma compilação de profecias medievais e foi impresso originariamente em latim em 1522 na França. Houve outras edições em latim no mesmo século. Séculos mais tarde, foi publicada uma única tradução francesa da maior parte do livro em 1831. O autor usou o pseudônimo de João Vatiguerro (em Predefinição:Língua com nome - "João que Anuncia a Guerra").

História

A obra foi a primeira ou uma das primeiras compilações impressas de profecias que se tem notícia do planeta e fez grande sucesso no século XVI. Depois do livro de Nostradamus, é o livro mais famoso de profecias do século XVI impresso na Europa. O livro possui profecias diversas, supostamente encontradas em diversos locais e escritas em diversas épocas por diversas pessoas. Algumas delas foram atribuídas à Sibila Tiburtina, a São Severo, a Lichtenberger, a Telésforo de Consenza, a Santa Brígida, Joaquim de Fiore e muitos outros.

Uma delas anuncia que o sul da França será inundado e as águas cobrirão as montanhas. Outra anuncia a invasão dos muçulmanos na Europa. Como praticamente todos os textos medievais de profecias, tratava de catástrofes, anticristos, papas, reis e o Messias.

O Mirabilis Liber foi colocado no Índice de Livros Proibidos de Portugal, no ano de 1581.

No século XVIII, durante a Revolução Francesa, a população de Paris correu em massa para as bibliotecas porque se divulgou que a revolução tinha sido profetizada por este livro e o governo francês, para controlar a confusão, impediu a população de ir às bibliotecas para acessá-lo. Logo depois, o governo decidiu remover as folhas dos livros com as profecias procuradas relativas à revolução. Por essa razão, ainda hoje, em várias bibliotecas em Paris, vários exemplares deste livro em latim não possuem as mesmas folhas, que foram arrancadas com esse propósito. As profecias do livro foram usadas com interesse político em outras ocasiões, relacionadas a Napoleão, sobre um futuro monarca francês etc.

talvez você goste