Migmatito é uma rocha ígnea / metamórfica originada de uma rocha da família dos granitóides que, após passar por um processo de fusão parcial e recristalização desse fundido, estabelece-se diferente de sua rocha parental.
A fusão parcial ocorre quando o conjunto rochoso atinge condições de forte metamorfismo sob alta pressão de H2O o que leva a fusão dos componentes granitófilos mais leves que tendem a se entremeiar com fácies remanescentes, não fundidos, mais máficos.
Os migmatitos podem ter estrutura muito variável, desde rocha maciça, homogênea, granitóide (diatexitos) até a combinação heterogênea de duas ou mais fácies distintas (metatexitos). Nestes, ocorrem fases rochosas mais escuras representando, normalmente, os relictos (paleossoma) não fundidos da rocha original e fases mais félsicas representando a parte fundida (neossoma).
Em condições anidras, nas mesmas temperaturas e pressões de migmatitos, com pouca ou nenhuma fusão dissociando a fase máfica de félsica, formam-se os granulitos ao invés de migmatitos.
A mineralogia mais comum dos granitóides é:
- quartzo
- feldspato potássico
- plagioclase
- biotite
- hornblenda
- epídoto
Referências
- Blatt, Harvey and Tracy, Robert J.; 1996, Petrology: Igneous, Sedimentary, and Metamorphic, 2nd ed., p. 463-466, W. H. Freeman, ISBN 0-7167-2438-3
- R. V. Dietrich - Migmatites
- North Cascades National Park: Orthogneisses and Migmatites
- Cooma Complex, SE Australia
- CPRM: http://sigep.cprm.gov.br/glossario/verbete/migmatito.htm