Este artigo não cita fontes confiáveis. (Agosto de 2021) |
Em informática, um menu de contexto (ou menu popup) é um menu flutuante acessado com o segundo ou terceiro botão do Predefinição:PEPB2 que permite acessar rapidamente as opções relacionadas ao objeto selecionado pelo cursor. Alguns programas adicionam opções no menu de contexto para tornarem algumas operações mais simples, como por exemplo a compactação de arquivos.
Também pode ser usado sobre uma imagem, em que, ao selecioná-la e acionado o menu de contexto, aparecem diversas outras funções, como salvar a imagem, copiá-la de acordo com as preferências do usuário, entre outras.
História
Os menus de contexto foram introduzidos no ambiente Smalltalk do computador Xerox Alto, onde eram chamados menus pop-up. O sistema operacional NEXTSTEP desenvolveu a ideia, incorporando a funcionalidade em que o botão do meio ou o da direita traziam o menu principal na posição do rato, eliminando a necessidade de mover o ponteiro por toda a tela. Esse menu principal era vertical e mudava de acordo com o texto da operação do sistema.
Usabilidade
Tais menus receberam certa crítica de analistas de usabilidade quando usados de forma inapropriada, dado que certas aplicações tornam certas operações disponíveis apenas a partir dele, o que pode confundir os utilizadores.