𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Memórias de um Suicida

Memórias de um suicida é um romance psicografado pela médium espírita brasileira Yvonne do Amaral Pereira, cuja autoria é atribuída ao espírito do romancista português Camilo Castelo Branco.[1][2][3][4]

Enredo

O livro foi originalmente publicado pela Federação Espírita Brasileira em 1954, doze anos após sua conclusão, alegadamente pela obra não se enquadrar no perfil então habitual de romances espíritas. O tema gira em torno da história "post mortem" do personagem Camilo Cândido Botelho, que se suicida após ter ficado cego, vendo-se surpreendido pela sobrevivência de sua alma. Sentindo as dores do projétil que lhe atingiu o ouvido direito e o cérebro, acorda em meio aos odores fétidos da decomposição de seu próprio corpo, ouvindo vozes de imensa multidão à qual a pouco se viu atraído, até que são todos compulsoriamente conduzidos a um local inóspito, trevoso e sombrio, por eles chamado de "vale dos suicidas", em triste alusão à condição de todos os ali presentes.

Após mais de dez anos de incessante sofrimento, agravado pelo fato da crença de que aquela situação fosse fruto de um castigo e que lá era o inferno e como tal, seria eterno, Camilo, exaurido de suas forças físicas e em estado de extrema miserabilidade mental, é socorrido pelos servos de Maria e levado ao Hospital Maria de Nazaré, localizado nas zonas umbralinas de dada cidade espiritual.

Neste local a trama se desenvolve, com a revelação das histórias daqueles que passaram a ser seus companheiros de infortúnio, seus sofrimentos que motivaram o ato extremo, seus planos de reencarnação reparatória e, por fim, a causa da cegueira de Camilo e seu plano de soerguimento por meio da reencarnação.

O livro pretende demover o leitor da ideia do suicídio. O sofrimento do suicida não se encerra na sua morte. Se arrasta por anos a fio, quiçá séculos e não termina senão com uma reencarnação repleta de sofrimentos causais e dolorosa limitação física.

Foi lançada, com autorização da Federação Espírita Brasileira, em 2013, a obra em forma de radionovela, por iniciativa do Diretor-Presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto.

Referências

  1. BTESHE, M. et al. Suicídio na literatura religiosa: o kardecismo como fonte bibliográfica privilegiada. RECIIS: Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v.4, n.3, set. 2010.
  2. Memórias de um Suicida - Introdução por Yvonne A. Pereira.
  3. PEREIRA, Yvonne A. e BOTELHO, Camilo Candido (espírito). Memórias de um Suicida.Editora FEB, 2004. 688p. ISBN 8573283726
  4. SIDNEY, Abel. Lições de um Suicida: um estudo do clássico Memórias de um Suicída.Campinas (SP): Editora Allan Kardec, 2005. 272p. ISBN 8587715747

Ligações externas


Ícone de esboço Este sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste