Megalosaurus é um gênero de dinossauro terópode, carnívoro e bípede, que viveu durante o período Jurássico. Media de oito a nove metros de comprimento e pesava em torno de duas toneladas. Uma característica pouco comum desse dinossauro é o pescoço curto e muito forte, adaptado para sustentar sua enorme cabeça. Tinha uma mandíbula gigantesca e a força de um terrível predador. Possuía grandes e afiados dentes curvos, em forma de serra, e garras nas patas dianteiras para retalhar suas presas. Foi encontrado nas minas de ardósia de Stonesfield em Oxfordshire, na Inglaterra, em 1818.
História
O Megalosaurus viveu na região que é hoje a Europa. Em meados de 1676 foi encontrado na Inglaterra o primeiro osso fossilizado de dinossauro, entretanto na época ninguém tinha ideia de que se tratava de um animal pré-histórico. Consideraram então o osso como sendo de um homem gigante mencionado na Bíblia. Mais tarde, em 1815, William Buckland estudou fósseis descobertos na mesma região, mas o conhecimento já estava suficientemente maduro para entender que tais ossos pertenceram a um grande animal pré-histórico, batizado de Megalosaurus. Sobre o osso de 1676 nunca mais houve notícias, mas tudo indica que se tratava do fêmur de um Megalosaurus adulto. Sendo assim o Megalosaurus foi o primeiro dinossauro a ser descoberto, além de ter sido o primeiro dinossauro descrito cientificamente, no ano de 1824 pelo seu descobridor William Buckland.[1]
Cultura Popular
O Megalosaurus é famoso por inspirar o personagem principal da série Família Dinossauros, Dino da Silva Sauro. Apesar de apresentado de forma humanóide como a maioria dos personagens da série, Dino da Silva Sauro possui claras características de Megalosaurus, como o pescoço curto. Em alguns episódios, Dino da Silva Sauro se refere como O Poderoso Megalosaurus.
Ver também
- Outros dinossauros
- Taxonomia dos dinossauros
Referências