Mary Quant | |
---|---|
Mary Quant OBE FCSD, (Kent, 11 de fevereiro de 1934) é uma estilista britânica que na década de 1960 foi a responsável pela criação da minissaia[1] e também popularizou um tipo de roupa do início do século XX, com algumas pequenas mudanças: o Hot pants.
Na juventude, Mary Quant criava suas roupas, e, aos poucos, decidiu vender as peças também, pois achava a moda "terrivelmente feia". Anos depois, com o marido, abriu a loja Bazaar, na famosa King’s Road, em Londres.
Criou um diminuto pedaço de pano que mudou o guarda-roupa feminino: a minissaia. As saias de 30 cm de comprimento eram usadas com camisetas justas e botas altas. Em poucos anos, Mary Quant abriu 150 filiais na Inglaterra, 320 nos EUA e milhares de pontos de venda no mundo todo. A butique Bazaar se tornou o símbolo de vanguarda dos anos 60 e 70.
Em 1966, a rainha Elizabeth II condecorou Quant com a Ordem do Império Britânico, prêmio que ela recebeu vestindo mais uma de suas criações. Em 1994, aos 60 anos, Mary Quant lançou uma coleção de acessórios e de cosméticos. “É para que ninguém me esqueça”, disse a estilista, ainda adepta de minissaias.
Referências
- ↑ Evolução do Biquini - 1960 Terra