Predefinição:Links ambíguos Predefinição:Info/Personagem fictícia Martin Seamus McFly, mais conhecido como Marty McFly, é um personagem fictício e protagonista da trilogia Back to the Future (pt: Regresso ao Futuro; br: De Volta para o Futuro), representado pelo ator Michael J. Fox nos três filmes. Ele foi interpretado por David Kaufman na série animada,[1] enquanto no videojogo Back to the Future: The Game foi interpretado pelo ator A. J. Locascio.[2]
Em 2020, Marty McFly foi selecionado pela revista Empire como o 12º maior personagem de filmes de todos os tempos.[3]
Personagem
Marty McFly nasceu em 1968 na cidade fictícia de Hill Valley, na Califórnia. Sua família é descendente de irlandeses. Ele é o mais novo dos três filhos de George McFly e Lorraine Baines McFly. Ele tem um irmão chamado Dave, uma irmã chamada Linda e uma namorada, Jennifer Parker. Seu melhor amigo é o cientista Doutor Emmett Brown, a quem Marty chama de "Doutor" ou "Doc". Marty não passa muito tempo em casa, ele prefere sair com o Doutor, Jennifer, ou os integrantes da sua banda, The Pinheads (Os Palermas em português).
Marty não é um adolescente problemático. Não é o melhor estudante academicamente, mas suas notas são aceitáveis, entretanto, ele tem uma tendência em chegar atrasado nas aulas. Ele toca guitarra com Os Pinheads e gosta de ouvir Huey Lewis and The News, ZZ Top, e Eddie Van Halen. Ele também tem um talento especial para andar de skate.
Quando está cara-a-cara com o perigo, Marty é sempre bravo, corajoso e destemido. Sua maior falha é a obsessão pelo desejo de mostrar aos outros que não é covarde, que resulta em riscos desnecessários a ele. Marty não admite ser chamado de "chicken" (Franguinho e Covarde, nas dublagens brasileiras do filme), uma semelhança que ele tem com o personagem de James Dean Jim Stark de Rebel Without a Cause. Entretanto, no final de Back to the Future Part III, Marty percebeu que ele não precisava ficar constantemente provando sua coragem, e escapa de uma das grandes tragédias da sua vida, uma colisão com um carro Rolls-Royce, evitando uma lesão que o impediria de tocar guitarra.
Antes de Back to the Future
Pouco é conhecido sobre a vida de Marty antes do primeiro filme, exceto pelo fato dele ter colocado fogo no tapete da sala de sua casa aos 8 anos. Como Marty e o Dr. Brown se conheceram nunca foi explicado nos filmes.
Segundo o roteirista Bob Gale, Marty conheceu seu amigo Doc quando tinha cerca de quatorze anos.[4] Depois de ouvir durante anos que Brown era um louco perigoso, ele decidiu descobrir por que esse homem era tão perigoso, e um dia, Marty entrou furtivamente no laboratório de Doc, ficando fascinado por todas as coisas que estavam lá.[4] Quando Doc o encontrou no laboratório, ele ficou feliz porque alguém o achava legal e a partir daí a amizade deles começou.[4]
Robert Zemeckis e Bob Gale dizem que eles consideraram em expandir o relacionamento entre os personagens, mas decidiram não fazê-lo, porque os espectadores adolescentes e jovens são mais atraídos por vizinhos excêntricos.
Referências
- ↑ Back to the Future (1991-1992). Amblin.com.
- ↑ ‘Regresso ao Futuro’: 30 anos depois do terceiro filme, como sobreviveu a franquia? (25 de maio de 2020). Espalhafactos.com.
- ↑ «Empire's The 100 Greatest Movie Characters». Empire Magazine. Consultado em 10 de julho de 2021.
- ↑ 4,0 4,1 4,2 How Marty McFly and Doc Brown Became Friends (16 de agosto de 2011). www.mentalfloss.com. Consultado em 17 de julho de 2021.