𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Maracanaço

Predefinição:Info/Partida de futebol

Maracanaço (em espanhol: Maracanazo[1]) é o termo usado em referência à partida que decidiu a Copa do Mundo de Futebol de 1950 disputada entre as seleções do Brasil, anfitriã na ocasião, e do Uruguai, que terminou com a vitória uruguaia por 2 a 1, deixando desolados os brasileiros. A partida ocorreu no recém inaugurado Estádio do Maracanã e é considerada um dos maiores reveses da história do futebol e, em particular, um dos maiores vexames do futebol brasileiro.[2]

Antecedentes

Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950. Arquivo Nacional.

O caminho para o título da Copa do Mundo de 1950 foi particularmente sui generis: Em vez do sistema de jogos eliminatórios (que é comumente usado atualmente em todas as competições, não apenas de futebol), o regulamento determinava que o campeão seria definido através de jogos entre um grupo de finalistas. Os quatro finalistas foram: o Brasil (país sede e grande favorito), o Uruguai (que precisava vencer apenas uma partida para chegar as finais, esmagou a Bolívia por 8-0), a Espanha (que deixou para trás a Inglaterra por 1-0 no seu grupo), e a Suécia (que venceu a Itália por 3-2).

O início da rodada final foi mais do que promissor para o público brasileiro e para a imprensa, pois o Brasil tinha vencido com folga os jogos contra a Suécia (7-1) e contra a Espanha (6-1). O Brasil tinha marcado 4 pontos, e era o líder do grupo; seguido pelo Uruguai, que apenas empatara com a Espanha (2-2) e conseguira uma vitória magra sobre a Suécia (3-2). O Uruguai tinha, então, 3 pontos antes da rodada decisiva.

Apesar de não ter sido estruturada dessa maneira, a rodada final tinha no jogo Espanha-Suécia a disputa do "terceiro lugar", já que nenhuma das seleções tinha chances matemáticas de ser campeã do torneio. Brasil-Uruguai era o "jogo decisivo". Um empate garantiria o título ao Brasil, devido ao número de pontos, e o Uruguai apenas a vitória para ser campeão da Copa. A equipe uruguaia jogou três jogos de futebol na Copa Rio Branco contra o Brasil alguns meses antes da Copa do Mundo, que resultou em duas vitórias brasileiras (2-1 e 1-0) e uma uruguaia (4-3). Assim, a diferença de qualidade entre as duas equipes não foi excessiva, embora a superioridade do ataque brasileiro fosse reconhecível (mas os uruguaios foram mais preparados taticamente).

Classificação pré-jogo

talvez você goste