𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Godofredo Vidal

Godofredo Vidal (Bagé, 3 de outubro de 18958 de dezembro de 1958) foi um militar brasileiro (major-aviador), criador da Modalidade do Ar do Movimento Escoteiro e fundador do Serviço Meteorológico Militar. Foi também o idealizador e criador da Semana da Asa.

Vida

Amiot 123 "Marszałek Piłsudski"

Neto do engenheiro José Maria Vidal, combatente na Guerra do Paraguai, Godofredo Vidal foi o primogênito dos nove filhos de Izabel de Paiva Rio Vidal e do general Alfredo Vidal, fundador do Serviço Geográfico do Exército do Brasil, e introdutor do processo estereo-fotogramétrico no Brasil.

Após se formar pelo Colégio Militar do Rio de Janeiro, é mandado pelos pais para estudar engenharia na Suíça, onde se dedica por dois anos a estudos e estágios em fábricas européias. Retorna ao Brasil durante a Primeira Guerra Mundial, matricula-se na velha Escola do Realengo, da qual saiu em 1921 como aspirante da Arma de Cavalaria. Com o arrebatamento juvenil, dedicou-se ao pólo nos primeiros ensaios do Órgão Desportivo do Exército, integrando inclusive, a equipe brasileira desse nobre esporte quando em visita ao Chile.

Querendo alçar novos vôos, matriculou-se na segunda turma do Curso de Pilotos Observadores, na então recém criada Aviação Militar. Em 1928, torna-se instrutor da Escola de Aviação Militar.

Em 1931, em um Amiot, um bombardeiro de fabricação francesa, acompanhado do então capitão Arquimedes Cordeiro e do primeiro-tenente Francisco de Assis Correia de Melo, parte em vôo pelas Américas. Em virtude de uma pane mecânica, foi necessária a realização de um pouso forçado entre as cidades de Guaiaquil e Quito, em plena Cordilheira dos Andes. Eles permaneceram incomunicáveis, durante três dias, até serem encontrados por moradores locais.

No processo de convalescença dos ferimentos, o coronel-aviador Godofredo Vidal inscreve-se na Escola de Belas Artes. Incapaz de voar, dedicou-se a lecionar, sendo professor do Instituto Lafayette e do Colégio Anglo-Americano. Era fluente em vários idiomas, tendo vantagem sobre seus iguais.

O Correio Aéreo Militar teve o coronel como um dos precursores. 1934 ele funda o Serviço Meteorológico Militar, estabelecendo-o no Rio de Janeiro.

Em 28 de abril de 1938, o major aviador Godofredo Vidal, juntamente com o tenente-coronel Aviador Vasco Alves Secco e o primeiro-sargento telegrafista Jaime Janeiro Rodrigues, que na época serviam no 5º Regimento de Aviação, atualmente chamado de CINDACTA II, localizado em Curitiba, oficializaram junto à União dos Escoteiros do Brasil a criação do primeiro grupo de escoteiros do ar do Brasil.

Em 1941, durante um vôo noturno juntamente com o então tenente-coronel Carlos P. Brasil e o capitão Rosemiro Menezes, novamente sofre um grave acidente aéreo escapando surpreendentemente com os demais tripulantes.

Em 1942, Godofredo Vidal freqüenta a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, da qual se ausenta para fazer parte do corpo docente da Escola de Guerra Naval. Posteriormente, colabora para a criação da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica.

Nos Estados Unidos estuda na Army Air Force School of Applied Tactics, Orlando, Flórida, estagiando na Aviação Naval Americana e na Força Aérea dos Fuzileiros Navais.

Na reserva

Em 1948, com a patente de coronel, Godofredo Vidal transferiu-se para a reserva, na qual se dedicou a estudos sobre Geografia e História, e ocupou o cargo de vice-presidência do Instituto de Geografia e História Militar, e pertenceu à Academia de Valencia de Letras, em sua reserva foi promovido a brigadeiro-do-ar e posteriormente a major-brigadeiro-do-ar.

Também cria a Semana da Asa, com o apoio da Comissão de Turismo Aéreo do Touring Club do Brasil, que presidiu por muitos anos. Falece aos 63 anos, após curto período de doença.

Referência

Ver também

talvez você goste