𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Maicon Tenfen

Maicon Tenfen
Nome completo Maicon Tenfen
Nascimento 31 de dezembro de 1975 (48 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Ituporanga, SC
Nacionalidade brasileiro
Alma mater Universidade Regional de Blumenau
Universidade Federal de Santa Catarina
Ocupação Escritor
Prêmios Concurso Nacional de Contos Paulo Leminski (1997-1999); Concurso Nacional de Contos de Araçatuba (2005); Finalista do Prêmio Jabuti na categoria juvenil (2015); Finalista do Prêmio Leya (2018).

Maicon Tenfen (Ituporanga, 31 de dezembro de 1975) é um escritor brasileiro.

Biografia

Maicon Tenfen nasceu em Ituporanga (SC) no dia 31 de dezembro de 1975.

Em 1998 formou-se em Letras na FURB (Universidade de Blumenau), onde hoje é professor de literatura e coordenador da Editora Universitária. Concluiu o Mestrado em Literatura Brasileira (2002) e o Doutorado em Teoria Literária (2006) na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Realiza palestras sobre leitura e cidadania em escolas de ensino fundamental, médio e superior.

Por mais de dez anos escreveu crônicas semanais para o Diário Catarinense (2002-2013). Também colaborou com o Jornal de Santa Catarina, assinando uma coluna diária entre 2007 e 2011. Escreveu resenhas e artigos de opinião para o Jornal do Brasil e a revista Veja.

Participou de cursos de roteiro para cinema e TV com Syd Field, William Rabkin e Robert McKee. Desde 2016 coordena a equipe de roteiristas responsáveis pela série de animação Boris e Rufus, atualmente em exibição pelo canal a cabo Disney XD no Brasil e em toda a américa hispânica. A série também é exibida na TV Cultura.

A partir da publicação do primeiro livro, em 1996, lançou duas dezenas de títulos entre crônicas, contos, ensaios e romances. Por duas vezes recebeu o primeiro lugar no Concurso de Contos Paulo Leminski, promovido pela Unioeste de Toledo (PR). Também foi primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos de Araçatuba (SC).

Quissama: O Império dos Capoeiras foi finalista do Prêmio Jabuti em 2015 na categoria juvenil.

O Manuscrito, uma autobiografia ficcional do poeta Álvares de Azevedo, foi finalista da edição 2018 do Prêmio Leya.

Obra

Maicon Tenfen em palestra sobre o livro Quissama

Livros publicados

Ficção

  • Entre a Brisa e a Madrugada (1996)
  • Um cadáver na banheira (1997)
  • O segredo da montanha (1998)
  • O impostor (1999)
  • O Filho do Feliciano (2000)
  • Mistérios, mentiras e trovões! (2002)
  • Casa Velha Night Club (2009)
  • A Galeria Wilson (2010)
  • O conto do cão paladino (2012)
  • Canil para cachorro louco (2013)
  • Quissama I: o império dos capoeiras (2014)
  • Quissama II: território inimigo (2018)
  • O Manuscrito (2019)

Infantil

  • O filho do capitão trovão (2017)

Crônicas

  • Mania de Grandeza (2005)
  • A Culpa é do Mordomo (2006)
  • O homem que pronominava (2010)
  • Ler é uma droga! (2012)

Ensaio

  • Breve Estudo sobre o Foco Narrativo (2008)

Jornalismo

Maicon Tenfen passou a colaborar mais intensamente com a imprensa do seu estado através de uma coluna semanal no Diário Catarinense (2002 - 2013) e com uma coluna diária no Jornal de Santa Catarina (2007 - 2011), como também publicou artigos e resenhas em jornais e revistas de âmbito nacional, como o Jornal do Brasil.

Animação

Em meados de 2016, Maicon Tenfen foi convidado pelo Belli Studio para participar da produção de uma série original de animação chamada Boris e Rufus. A série, que será exibida pela Disney XD América Latina, contará com alguns roteiros do escritor, que também atua como headwriter. [1]

Literatus TV

Literatus TV é um programa de incentivo à leitura veiculado na internet pelo YouTube e na televisão pela TV Nacional do Brasil (NBR). Inicialmente, Maicon Tenfen apresentava o programa em parceria com Vilto Reis (editor do site de literatura Homo Literatus), porém, o escritor acabou assumindo o comando do programa e manteve uma rotatividade de convidados a cada semana. Dos clássicos aos best-sellers, das páginas às telas e palcos, o programa discute literatura de uma forma descontraída e livre de preconceitos.

Oficinas de escrita criativa

Maicon Tenfen também dedica parte de seu tempo para transmitir o conhecimento sobre narrativas, promovendo oficinas de escrita criativa. Foram publicados Projeto Alpha e Projeto Beta, antologia de contos produzidos nas diferentes versões do curso.

Prêmios

Concurso Nacional de Contos Paulo Leminski

Em O Impostor está o conto "Diablo", vencedor do 8º Concurso de Contos Paulo Leminski (1997), e um texto autobiográfico chamado "Sobre a Arte de Voar", considerados por críticos os melhores do volume. Mais tarde, cada conto de O Impostor seria republicado em fascículos ilustrados e, com uma tiragem totalizando a soma de 100 mil exemplares, distribuídos pelas Edições Sabida para todos os estados brasileiros. Acrescentou-se aos fascículos o conto "Toninho Charola", que também havia conquistado o primeiro prêmio do Concurso Paulo Leminski (1999).

Concurso Nacional de Contos de Araçatuba

O conto "Nick Fourier", vencedor do Concurso Nacional de Contos de Araçatuba (2005), está no livro Casa Velha Night Club, e reflete sobre a vida de escritor e as dicotomias entre alta e baixa literaturas.

Prêmio Jabuti de Literatura

Em 2015 o livro Quissama: o império dos capoeiras, publicado pela Editora Biruta em 2014, ficou entre os finalistas do Prêmio Jabuti na categoria juvenil. [2]

Prêmio Leya

Em 2018 o livro O Manuscrito ficou entre os finalistas do Prêmio Leya.

Adaptações

Quissama: o império dos capoeiras

Arquivo:Jogo Quissama.png
Jogo de tabuleiro Quissama

O livro Quissama ganhou uma adaptação para jogo de tabuleiro em 2015. Da autoria de Ricardo Spinelli e com ilustrações de Rubens Belli, Quissama é um jogo de temática brasileira e mecânica europeia. Assim como no livro, o jogo é ambientado no Rio de Janeiro do século XIX e cada personagem disputa um objetivo. [3]

Ligações externas

Ícone de esboço Este sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste