𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Luis Fernández

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Luís Fernandes.

Predefinição:Info/Treinador Luis Miguel Fernández Toledo (Tarifa, 2 de outubro de 1959) é um ex-jogador e atualmente técnico de futebol que, embora seja espanhol, jogou pela Seleção Francesa.

Carreira

A primeira convocação para a França veio em 1982, após a Copa do Mundo daquele ano. Fernández se tornaria peça-chave do meio-campo da equipe, desenvolvendo grande entrosamento com Jean Tigana, Michel Platini e Alain Giresse.[1] Os "Três Mosqueteiros" (que, assim como no conto de Alexandre Dumas pai, eram quatro) levaram a França à conquista da Eurocopa de 1984, e ao terceiro lugar na Copa de 1986. A França eliminou nos pênaltis a Seleção Brasileira nas quartas mas caiu ante a Alemanha Ocidental nas semifinais e teve de se contentar com o bronze.

Fernández jogaria por mais seis anos pelos Bleus, mas a equipe não se classificaria para a Eurocopa de 1988, para a Copa de 1990 e seria eliminada na primeira fase na Eurocopa de 1992, quando despediu-se da seleção.

Tornou-se no mesmo ano treinador, tendo sido técnico do Paris Saint-Germain, a equipe que por mais tempo defendeu enquanto jogava. Teve grande participação na contratação de Ronaldinho Gaúcho pelo clube, mas acabaria desententendo-se com a estrela, o que lhe faria deixar o cargo. Entre 2010 e 2011, esteve como comandante da Seleção de Israel.[2]

Seu último trabalho foi na Seleção Guineana,[3] entre 2015 e 2016.

Curiosidades

  • Foi dele o gol da vitória nas cobranças por pênaltis contra o Brasil, em 1986.
  • Tendo se naturalizado francês, a pronúncia mais utilizada de seu sobrenome passou de fernândes (em espanhol) para fernandês (pronúncia francesa para o nome estrangeiro Fernández), notadamente por ter sido conhecido por via da comunicação social francesa.

Referências

  1. «Archived copy». Consultado em 12 de abril de 2009. Arquivado do original em 25 de outubro de 2008 
  2. Boker, Moshe (21 de março de 2010). «France's Luis Fernandez to Coach Israel's National Soccer Team». Haaretz. Consultado em 7 de maio de 2020 
  3. «Guinea appoint Luis Fernandez as new coach». BBC Sport. 29 de abril de 2015. Consultado em 7 de maio de 2020 

talvez você goste