Luís Serrão Pimentel | |
---|---|
Luís Serrão Pimentel (Lisboa, 1613 - 1679) foi um militar português. Alcançou o posto de Tenente-general da Artilharia, tendo ocupado os cargos de Cosmógrafo-mor (informalmente desde 1641 por impedimento de António de Maris Carneiro, oficialmente a partir de 1644) e de Engenheiro-mor do Reino (1671).
Biografia
Nasceu em Lisboa em 1613, neto do mercador Jorge Serrão (um cristão-novo), de Évora, e de Isabel da Paz (também cristã-nova), filha de Jorge Serrão Pimentel e de Ana de Tovar e Miranda.
Estudou Letras no Colégio Jesuíta de Lisboa. Aos 19 anos dedicou-se ao estudo de Matemática, Cosmografia e Fortificações, durante 10 anos, tendo frequentado a Aula da Esfera[1].
No contexto da Guerra da Restauração da independência portuguesa trabalhou nas obras de fortificação das praças-fortes de Évora, Estremoz, Mourão, Portalegre, entre outras no Alentejo.
A seu pedido, João IV de Portugal fundou, em 1647, a "Aula da Matemática" ou Aula de Fortificação e Arquitetura Militar na Ribeira das Naus, onde lecionou Matemática, Navegação e Arquitetura militar.
Considerado uma das figuras mais importantes do meio técnico português do século XVII, foi autor da obra "Methodo Lusitanico de Desenhar as fortificaçoens das Praças Regulares e Irregulares...", publicada em 1680, um ano após o seu falecimento.
Foi o pai de Manuel Pimentel, autor da obra "Arte de Navegar" (1699, mas melhor conhecida pela edição de 1712) e de Francisco Pimentel (1652-1706), que o substituiu no cargo de lente de Fortificação da "Aula de Matemática e Fortificação" da Ribeira das Naus em 1679.
Obras
- Méthodo Lusitânico de desenhar as Fortificações das Praças Regulares e Irregulares (publicação póstuma).
Referências
- ↑ Conde, Antónia Fialho. (2019). Looking to the future in 17th and 18th century Portugal: Luís Serrão Pimentel, his descendants and their library. Web of Knowledge: A Look into the Past, Embracing the Future. Albuquerque, Sara; Ferreira, Teresa; Nunes, Maria de Fátima; Matos, Ana Cardoso de; Candeias, António (Ed.s). Faro: Sílabas & Desafios, p. 113-116. ISBN: 978-989-8842-41-1.
Ligações externas
- VALLA, Margarida. "O papel dos arquitectos e engenheiros militares na transmissão das formas urbanas portuguesas". Comunicação apresentada no IV Congresso Luso-Afro-Brasileiro, Rio de Janeiro, 1996.
- FERREIRA, Nuno Alexandre Martins. "Luís Serrão Pimentel (1613-1679): Cosmógrafo Mor e Engenheiro Mor de Portugal" Tese de Mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão, Universidade de Lisboa, 2009.
- Exposição Luís Serrão Pimentel e a ciência em Portugal no século XVII, Biblioteca nacional de Portugal, 2014 (Comissários: Henrique Leitão (CIUHCT, UL) e Miguel Soromenho (MNAA)
- Dois manuscritos de Luís Serrão Pimentel adquiridos pela Biblioteca Nacional de Portugal em 2009.
- Obras digitalizadas de Luís Serrão Pimentel na Biblioteca Nacional Digital (BND).
- RedirecionamentoPredefinição:fim
Precedido por António de Maris Carneiro |
Cosmógrafo-mor 1641 (1644) - 1679 |
Sucedido por Manuel Pimentel |