𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Lonja de la Seda

Predefinição:Info/Sítio do Patrimônio Mundial A Bolsa ou Mercado da Seda de Valência (em castelhano: Lonja de la Seda de Valencia ou Lonja dos Mercaderes; em catalão: Llotja de la Seda, Llotja de València ou Llotja de Mercaders) é uma obra-prima do gótico civil situada no centro histórico da cidade de Valência, Espanha.

Construído entre 1482 e 1533, foi usada originalmente no comércio de seda e sempre foi um centro comercial. É uma obra que evidencia o poder e riqueza da cidade de Valência nos séculos XV e XVI.[1]

Este edifício está dividido em quatro zonas, entre as quais se destacam o salão colunário e contíguo ao mesmo a antiga capela e o salão do consulado de comércio, um impressionante espaço coroado por abóbadas em cruzaria sustentadas em duas fileiras de colunas helicoidais de 16 metros que assemelham-se a palmeiras.

O torreão que se acede por uma escada de caracol sem eixo central, o Caracol do Mercado, divide o edifício em dois corpos, o da Bolsa de Contratação e a sede do Consulado do Mar, tribunal criado em 1283. O seu Salão das Juntas, a que se pode aceder através do jardim, posuí um artesoado realmente espetacular.

Neste edifício também instalou-se a Taula de Canvis, um banco que começou a funcionar em Valência no ano de 1408. A ornamentação do edifíco e da sua fachada, com várias figuras simbólicas e grotescas merecem a cuidada apreciação por parte de quem a visita.[2]

UNESCO

Foi incluída na lista de Património Mundial da UNESCO em 1996.

Referências

  1. UNESCO. «La lonja de la seda». Consultado em 17 de outubro de 2011 
  2. Ajuntament de València "Valencia: Historia de la ciudad, paseos y recorridos", pg. 108-110
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Lonja de la Seda

Predefinição:Esboço-arquitectura

talvez você goste