𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Litosfera

Convergência de duas placas continentais.
Placas tectônicas da litosfera.
Litosfera oceânica e continental em margem continental ativa durante convergência de placas (limite de placas convergente)[1]

A litosfera (do grego "λίθος" [Lithos] = Pedra; "σφαίρα" [Sphaira] = Esfera) é a camada sólida mais externa de um planeta rochoso e é constituída por rochas e solo. No caso da Terra, é formada pela crosta terrestre e por parte do manto superior. Apresenta uma espessura variável, sendo mais espessa sob as grandes cadeias montanhosas.[1] Está dividida em placas tectônicas.

É um dos três principais grandes ambientes físicos da Terra, ao lado da hidrosfera e da atmosfera, que, na sua relação enquanto suportes de vida, constituem a biosfera.

Composta pelas rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, a litosfera cobre toda a superfície da Terra, desde o topo do Monte Evereste até as profundezas das Fossas Marianas. Nas regiões continentais é constituída principalmente por rochas graníticas, ricas em alumínio e silício (a crosta continental), também denominada de Sial. Já nas áreas oceânicas predominam as rochas basálticas (crosta oceânica) compostas por minerais ricos em silício, manganês e magnésio, denominada de Sima.

A estrutura da litosfera vem alterando-se através dos tempos, seja pela ação dos chamados agentes externos (epidermoplastia, dermatoplastia, teofilantropismo), seja pela atuação dos agentes internos: falhas e dobramentos que conduzem à formação de montanhas ou vulcanismos.

Predefinição:Camadas geológicas da Terra

Ver também

Referências

  1. «Litosfera». In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. Consultado em 24 de outubro de 2012 

Predefinição:Esboço-geo Predefinição:Esferas da Terra

talvez você goste