Predefinição:Info/NRHP O Lincoln Memorial é um monumento localizado em Washington D.C., Estados Unidos, em homenagem ao 16.º presidente estadunidense Abraham Lincoln. O monumento foi concluído em 1922 e arquitetado por Henry Bacon;[1] o escultor foi Daniel Chester French e o pintor dos murais internos foi Jules Guerin. Está aberto para visitação pública 24 horas por dia, e recebe cerca de 6 milhões de visitantes por ano.[2]
História
Após o assassinato de Lincoln, muitas foram as propostas para a construção de um monumento nacional em honra ao 16.º presidente. Em 1868, uma estátua de Lincoln já havia sido inaugurada nas imediações da Prefeitura de Washington. Em 1867, o Congresso aprovou a abertura de um concurso para o monumento a Lincoln. O escultor Clark Mills foi o vencedor. Mills então planejou uma estrutura de 21 metros de altura, adornada por seis estátuas equestres e encimada por um estátua de 3 metros de Abraham Lincoln. A execução do projeto não foi apoiada o suficiente e a ideia permaneceu inerte até o século XX.
Décadas após, Shelby Cullom, senador do Illinois, levou ao Congresso seis propostas para que fosse formada uma nova comissão para o monumento. As cinco primeiras propostas enfrentaram oposição dos líderes da Câmara, principalmente de Joe Cannon, Speaker da Câmara. A sexta proposta, apresentada em 1910, foi finalmente aprovada. A comissão para o Memorial Lincoln reuniu-se no ano seguinte, sob a liderança do ex-presidente William H. Taft. Em 1913, o Congresso aprovou a escolha do local e os projetos para o monumento.
O projeto de Henry Bacon, inspirado num templo grego, foi considerado muito opulento para homenagear um líder que prezava pela humildade. Porém não foi somente o projeto que enfrentou oposição; o local escolhido, na extremidade norte do West Potomac Park, foi considerado muito pantanoso e um tanto afastado dos outros memoriais. A comissão, no entanto, reforçou a ideia de erguer o memorial no eixo paisagístico já formado pelo Monumento a Washington e pelo National Mall.[3] O Congresso aprovou a medida para a construção do memorial com 300 000 dólares de verba.
Em 12 de fevereiro de 1914, na fase inicial das obras, o presidente Warren G. Harding liderou a cerimônia de dedicação do terreno. A obra prosseguiu nos próximos 9 anos. Foram feitas algumas alterações a começar pela estátua de Lincoln no interior do monumento, que foi replanejada para 5 metros de altura. Mas, apesar destas alterações as obras foram concluídas a tempo. O Lincoln Memorial foi inaugurado oficialmente em 30 de maio de 1922, na presença de Robert Todd Lincoln, filho de Lincoln.
Em 28 de agosto de 1963, o Memorial Lincoln foi o local de culminância da Marcha sobre Washington, um dos maiores comícios políticos da história americana. O líder batista Martin Luther King Jr., com seu memorável discurso I Have a Dream, foi ouvido por pouco mais de 250 000 pessoas aglomeradas nas escadarias do memorial. Posteriormente, dada a repercussão do evento, um piso foi colocado sobre o local onde estava Martin Luther King. Em agosto de 1983, uma multidão reuniu-se novamente no Memorial em comemoração ao 20.º aniversário da Marcha sobre Washington.
O local já teve a sua cota de eventos incomuns. Em 9 de maio de 1970, o presidente Richard Nixon teve um notável improviso, em uma breve reunião com os manifestantes que se preparam para março contra a Guerra do Vietnam. Em 27 de novembro de 2006, o monumento foi parcialmente fechado quando um líquido suspeito foi encontrado em uma casa de banho. Também foi encontrada uma "ameaça atrás das letras", de acordo com as autoridades.[4][5]
A estátua
“IN THIS TEMPLE
AS IN THE HEARTS OF THE PEOPLE
FOR WHOM HE SAVED THE UNION
THE MEMORY OF ABRAHAM LINCOLN
IS ENSHRINED FOREVER
–
NESTE TEMPLO
COMO NOS CORAÇÕES DO POVO
PARA QUEM SALVOU A UNIÃO
A MEMÓRIA DE ABRAHAM LINCOLN
É CONSERVADA PARA SEMPRE”
A estátua de Lincoln está localizada numa das três câmaras do interior do memorial. Foi esculpida pela firma Piccirilli Brothers (que também trabalharam na Biblioteca Pública e na Bolsa de Valores de Nova Iorque), através do projeto de Daniel Chester French em mármore branco da Geórgia. O pedestal, sobre o qual ergue-se a estátua é de mármore do Tennessee.[3]
A estátua de Lincoln apresenta uma feição reflexiva, sentada sobre um trono e com as vestes do homenageado, porém foram adicionados adornos semelhantes aos antigos memoriais romanos. O rosto de Lincoln está voltado diretamente para quem adentra a câmara, causando a impressão de que está a observar todo o National Mall. Logo acima da estátua, está um epitáfio cravado no mármore, que diz:
"Neste templo, como nos corações do povo, para quem salvou a União, a memória de Abraham Lincoln é conservada para sempre".[6]
Lendas urbanas
Há uma série de lendas urbanas associadas ao memorial. Uma lenda popular é que Lincoln é mostrado usando a linguagem de surdos para representar suas iniciais, com sua mão esquerda moldada para formar um "A" e sua mão direita para formar um "L". O National Park Service nega as histórias. O historiador Gerald Prokopowicz escreve que, enquanto não é claro que escultor Daniel Chester French tenha feito as mãos destinadas a formar versões linguísticas da sua sigla, é possível que seja intenção de French, uma vez que ele estava familiarizado com a American Sign Language, e ele teria tido uma razão para o fazer, ou seja, para prestar homenagem a Lincoln por ter assinado a lei federal, dando a uma Universidade para surdos, a autoridade para conceder graus.
Na cultura popular
- Na série Os Simpsons, durante o episódio "Mr. Lisa Goes to Washington", Lisa Simpson vai até o Lincoln Memorial em busca de inspiração. Porém devido à grande multidão de turistas, ela desiste e vai até o Jefferson Memorial, onde conversa com o espírito de Thomas Jefferson.[7]
- Em Planeta dos Macacos, de 2001, o Memorial é em honra ao "general" dos macacos.
- Em uma cena de X-Men: Primeira Classe, de 2011, Charles Xavier e Erik Lensherr jogam xadrez nas escadarias do memorial.
- No episódio 06 da 3 temporada de The Handmaid’s Tale, a estátua aparece sem a cabeça e algumas outras partes do corpo.
Referências
- ↑ «Bacon, Henry (1866-1924)». Consultado em 4 de outubro de 2013
- ↑ «Annual Park Visitation Report for Lincoln Memorial». Consultado em 3 de outubro de 2013
- ↑ 3,0 3,1 N.R.H.P Nomination
- ↑ «Lincoln Memorial Closed Briefly». The Washington Post. 27 de novembro de 2006. Consultado em 4 de outubro de 2013
- ↑ «Lincoln Memorial closed during scare». Boston.com. 28 de novembro de 2006. Consultado em 4 de outubro de 2013
- ↑ «Lincoln Memorial». About.com. Consultado em 3 de outubro de 2013
- ↑ «"The Simpsons: Mr. Lisa Goes to Washington"». IMDb. Consultado em 6 de outubro de 2013
Ligações Externas
Predefinição:Pontos turistícos em Washington D.CPredefinição:Abraham LincolnPredefinição:Esboço-NRHP