Les Musiciens du Nil (Português: Os Músicos do Nilo) é um grupo musical de música árabe.
História
Muito antes da vaga da Música do Mundo, os Músicos do Nilo foram o primeiro grupo da chamada música árabe a atingir grande popularidade.
Descobertos, em 1975, por Alain Weber, que desde essa época é seu director artistico, os Músicos do Nilo (também conhecidos por The Musicians of the Nile) foram, em 1983, catapultados para o sucesso internacional depois da sua performance no primeiro festival WOMAD - (World of Music Arts and Dance), foi quando assinaram pela etiqueta de Peter Gabriel- Realworld-Caroline e foram artistas convidados do seu disco Passion.
Formados na cidade egipcia de Abu-Al-Djud (agora Luxor), os Músicos do Nilo refletem a tradição musical das familias ciganas egipcias.
Apesar do seu percurso impressionante, os Músicos do Nilo conservam a sua autenticidade e naturalidade, sendo o testemunho vivo de uma música popular que junta ao mesmo tempo antiguidade e modernidade.
Subdivididos em dois agrupamentos, os Músicos do Nilo apresentam não só a arte e o canto incisivo da velha "rababa" mas também o "mizmar", o oboé do Alto-Egipto. Os conjuntos de mizmar são compostos por 3 mizmars e uma tabla, o grande tambor de dupla membrana. Se bem que este tipo de formação seja corrente no Oriente, no Alto-Egipto, ela é uma raridade musical.
As estridências do mizmar de Qenawi Bakhit Qenawi e de Ramadan Atta evocam-nos as subtilezas da música indiana e a virulência ritmica das músicas do Oriente, que nos conduzem para um verdadeiro transe profano e à descoberta de sonoridades esquecidas e aumentadas de verdadeiros frissons acústicos.
Discografia
- 1989 - From Luxor to Isna - Real World Records
- 1997 - Charcoal Gypsies - Real World Records
- 2001 - Ensemble Mizmar Baladi - Ocora Records
Ligações externas
- (em francês)
zamanproduction
- (em inglês) All Music Guide
- (em francês)
Mondomix
- (em francês)
danseorientale
- (em inglês) realworldusa