A lateral é uma das posições do futebol. Os laterais ocupam a linha de defesa, juntamente com os zagueiros. Existem dois tipos de laterais, os que atuam pelo lado direito e os que atuam pelo lado esquerdo, sendo chamados de lateral-direito e lateral-esquerdo respectivamente.
Esquemas ofensivos
Nos esquemas ofensivos, ao contrário dos centrais, os laterais têm o dever de apoiar nas jogadas de ataque, ocupando a faixa lateral do campo e jogando bolas cruzadas (altas ou baixas) para a área adversária ou iniciando jogadas de ataque pelos lados vindo de trás.[1]
Frequentemente, quando um lateral avança, o outro compõe a linha de defesa com os centrais, chamado de "terceiro zagueiro". Se ambos avançarem, é provável que o volante acompanhe os centrais atrás.
É um jogador com boa velocidade, que geralmente tem um bom preparo físico para ir e voltar no campo, frequentemente realizando cruzamentos nas laterais do campo e costuma ajudar também a defesa.
Esquemas defensivos
Em esquemas defensivos, os laterais devem formar uma linha de quatro ou cinco defensores, juntamente com os centrais. Normalmente, esta tática é adotada para dar mais liberdade para os meio-campistas.
Ala
Modernamente, surgiu a figura do ala. Este jogador tem a função de compôr a lateral a partir do meio-campo, diminuindo sua preocupação com a marcação, participando assim de manobras mais ofensivas pelas laterais de campo.
Desvalorização da posição
Com o surgimento da figura do ala, a posição de lateral passou a ser desvalorizada. Em 2016, a ESPN mostrou uma reportagem que demonstra que a lateral direita virou a posição mais desvalorizada do futebol mundial.[2]
Referências
- ↑ Raul Ando (11 de setembro de 2021). «Como Joga um Lateral no Futebol?». Categoria Canal (em português). Consultado em 14 de junho de 2022
- ↑ espn.uol.com.br/ Por que a lateral direita virou a posição mais desvalorizada no futebol mundial