𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Konrad Zuse

Konrad Zuse
Z3, Z4, Plankalkül
Nascimento 22 de junho de 1910[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Berlim
Morte 18 de dezembro de 1995 (85 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Hünfeld
Alma mater Universidade Técnica de Berlim
Prêmios Anel Werner von Siemens (1964), Prêmio Memorial Harry H. Goode (1965), Medalha Wilhelm Exner (1969), Bundesverdienstkreuz (1972), Medalha Cothenius (1985), Prêmio de Pesquisa Philip Morris (1987)
Campo(s) engenharia, ciência da computação

Konrad Zuse (Berlim, 22 de junho de 1910Hünfeld, 18 de dezembro de 1995) foi um engenheiro alemão e um pioneiro dos computadores. O seu maior feito foi a compleição do primeiro computador de programa controlado por fita guardada, o Z3, com Helmut Schreyer em 1941.

Konrad Zuse inventou o primeiro computador eletromecânico, constituído de relés - efetuava cálculos e exibia os resultados em fita perfurada.

Placa comemorativa ao trabalho de Zuse, afixada nas ruínas da Methfesselstraße 7, Berlim

No Museu da Tecnologia de Bonn existem alguns de seus inventos, como o Z2, um dos primeiros computadores do mundo. Em outro museu na mesma cidade (Museum für Deutsche Geschichte - Museu da História Alemã) também se encontram outros equipamentos desenvolvidos por Konrad Zuse.

Zuse recebeu em 1964 o Anel Werner von Siemens, pelo Z3.[1] Sua máquina computadora S2 é considerada o primeiro computador controlado por processamento, que foi usado para ajudar a desenvolver os mísseis Henschel Hs 293 e Henschel Hs 294, precursores dos modernos mísseis de cruzeiro.

Trabalho pré-Segunda Guerra Mundial e o Z1

Nascido em Berlim em 22 de junho de 1910, mudou-se com a família em 1912 para o leste da Prússia Braunsberg (hoje Braniewo na Polônia), onde seu pai era funcionário do correio. Zuse participou do Collegium Hosianum em Braunsberg. Em 1923, a família mudou-se para Hoyerswerda, onde ele passou seu Abitur em 1928, qualificando-o para ingressar na universidade.

Ele se matriculou na Technische Hochschule Berlin (hoje Universidade Técnica de Berlim ) e explorou a engenharia e a arquitetura, mas as achou chatas. Zuse então se dedicou à engenharia civil, graduando-se em 1935. Por um tempo, ele trabalhou na Ford Motor Company, usando suas consideráveis ​​habilidades artísticas no design de anúncios. Ele começou a trabalhar como engenheiro de design na fábrica de aeronaves Henschel em Schönefeld, perto de Berlim. Isso exigia a realização manual de muitos cálculos de rotina, que ele considerava entediantes, o que o levou a sonhar em fazê-los à máquina.

A partir de 1935, ele experimentou a construção de computadores no apartamento de seus pais na Wrangelstraße 38, movendo-se com eles para seu novo apartamento na Methfesselstraße 10, a rua que conduz ao Kreuzberg, Berlim. Trabalhando no apartamento de seus pais em 1936, ele produziu sua primeira tentativa, a Z1, uma calculadora mecânica binária de ponto flutuante com capacidade de programação limitada, lendo as instruções de um filme perfurado de 35 mm. Em 1937, Zuse apresentou duas patentes que antecipavam uma arquitetura de von Neumann. Ele terminou o Z1 em 1938. O Z1 continha cerca de 30 000 peças de metal e nunca funcionou bem devido à insuficiente precisão mecânica. Em 30 de janeiro de 1944, o Z1 e suas plantas originais foram destruídas com o apartamento de seus pais e muitos prédios vizinhos por um ataque aéreo britânico na Segunda Guerra Mundial.

Entre 1987 e 1989, Zuse recriou o Z1, sofrendo um ataque cardíaco no meio do projeto. Custou 800 000 DM (aproximadamente US$ 500 000) e exigiu quatro indivíduos (incluindo Zuse) para montá-lo. O financiamento para este projeto de retrocomputação foi fornecido pela Siemens e um consórcio de cinco empresas.

Ver também

Referências

  1. «Biografia» (em English) 

Ligações externas


  1. RedirecionamentoPredefinição:fim


Predefinição:Anel Werner von Siemens Predefinição:Medalha Wilhelm Exner Predefinição:Esboço-engenheiro

Precedido por
Otto Bayer, Walter Reppe e Karl Ziegler
Anel Werner von Siemens
1964
com Fritz Leonhardt e Walter Schottky
Sucedido por
Karl Küpfmüller e Siegfried Meurer

talvez você goste