Klonoa | |
---|---|
Arquivo:Klonoa.png Klonoa | |
Informações gerais | |
Nome no Japão | Kuronoa (クロノア) |
Série | Klonoa |
Primeiro jogo | Klonoa: Door to Phantomile |
Designer | Namco |
Dublador em inglês | Kumiko Watanabe |
Informações pessoais | |
Sexo | Masculino |
Raça | Gato |
Terra natal | Breezegale, em Phantomile |
Habilidade especial | Vôo, Prancha, Roupa de mergulho, Bala de vento, Ataque de tornado, Tufão do trovas, Atque EX do tornado. |
Klonoa ( também conhecido como Klonoa dos Ventos ) é o personagem antropomorfico de Video game criado pela Namco e por Klonoa Works, que ganhou fama participando de vários games homônimos desde 1997, chegando a ser mascote da Namco assim como Pac-Man e como seus rivais mascotes Mario e Sonic.
Klonoa é uma espécie de gato com orelhas longas, e tem sua própria linguagem única, com alguns bordões "Magya!!!" ( quando ele perde um ponto ), "Rupurudu!!!" ( Vamos nessa!!! ) e "Wahoo!!!". Apesar da linguagem do Klonoa ser considerada um falatório carinhoso japonês, pode parecer que está em ordem sintaxe subalterna. Por exemplo, muitas vezes Klonoa fala a letra N muda, pronunciando seu nome como "Klo-oa". A voz do Klonoa é de Kumiko Watanabe.
Biografia
Klonoa mora no mundo de Phantomile em um vilarejo chamado Breezegale com o seu avô. Seus pais são desconhecidos.
Também se sabe que no 1o game o seu mundo não era na verdade seu universo, e sim um outro universo chamado Phantomile. Klonoa foi enviado por Huepow para Phantomile desse game para salvar os sonhos do mundo da destruição. Depois disso, ele voltou para a sua origem através da Canção do Renascimento, cantada pela Diva Lephise ( donzela-aflita do 1o game ).
Não diferente do personagem Kirby da Nintendo, Klonoa é descrito como "Viajante dos Sonhos", que está destinado a vários lugares onde um bando de sonhos está em risco. Durante essas suas viagens para vários Mundos dos Sonhos, ele tem conhecido vários personagens que mais tarde seriam seus amigos, como Popka e uma jovem sacerdotisa Lolo. Ele também competiu com o agressivo e arrogante Gantz ( também conhecido como Guntz ).
Aparência
Sua aparência tem alterado desde o seu début no seu 1o game, Klonoa: Door to Phantomile, mas mantém suas marcas registradas como suas orelhonas de coelho, maquinação azul-escuro e branca, e um boné do Pac-Man. Em Door to Phantomile, Klonoa era muito felino, com olhos grandes e amarelos e presas notáveis quando sorrindo. Ele usava calçona, boné azul iluminado, e uma coleira. Mais tarde, em Klonoa: Moonlight Museum, sua aparência mudou pouco, e seus olhos ganharam um visual mais animado tradicional, assim como mudando sua altura.
A maior alteração no design do Klonoa aconteceu no seu 3o game Klonoa 2: Lunatea's Veil, onde passou por uma mudança radical no figurino, ganhando uma camisa azul com o puxador gigante, shorts azul-escuro, e um boné azul. Seu rosto também mudou um pouco, e deu mais foco no pêlo em volta de sua boca.
Seu design mudou um pouco novamente em Klonoa 2: Dream Champ Tournament, fazendo-o ter olhos laranjas arredondados e presas um pouco grandes. É o Klonoa que conhecemos hoje.
Personalidade
Klonoa pode permanecer apavorado quando está nadando ou andando nas alturas, mas ele se deixa calmo e confidente enfrentando monstros e outras ameaças. E às vezes ele pode ser inescrupuloso. No entanto, Klonoa é carinhoso, romântico e sensível, e faz qualquer coisa para proteger amigos e para ajudar os demais.
E Klonoa nem desiste fácil quando enfrenta criminosos e participa de desafios.
Habilidades e técnicas
Habilidades menores ainda notáveis do Klonoa variavam com o passar dos anos. Muitos de seus talentos vêm de seus atributos particulares como suas orelhonas ou seu "Anel do Vento" especial que pode se usar para efeitos variados.
Bala de Vento
O diamante mágico no anel do Klonoa pode disparar uma "bala de vento" que serve como seus primeiros meios de ataque. Quando esta bala acerta um inimigo, seu corpo incha e fica redondo através de uma substância que o faz flutuar. Então Klonoa pode capturá-los sob a cabeça e jogá-los no chão, arremessar um oponente em outro ou para outras coisas. Muitos dos níveis nos games têm sido desenhados com essa habilidade na mente, com longos obstáculos verticais sendo um estorvo comum. Ficamos sabendo que em Klonoa 2: Lunatea's Veil o anel não consegue funcionar direito se a Lolo ( a fonte de poder do anel no game ) não está nele, embora haja fatos em vários games do anel do Klonoa conseguir atirar balas de vento sem ninguém nele.
Voo
Klonoa pode usar suas orelhonas para voar e assim alcançar impulso.
Prancha
Além de outros talentos de Klonoa, este tem demonstrado habilidade para guiar a "Prancha Aérea" especial em vários de seus títulos. Representando um snowboard que sai um pouco do chão, esta prancha apenas se usa em certas circunstâncias, mas permite que Klonoa viaje em lugares onde tenha neve e água. Até suas orelhonas se usam quando ele está na prancha, assim como o "Anel do Vento", permitindo que Klonoa faça saltos impossíveis e permanecer no ar por um tempo extenso.
Roupa de Mergulho
Introduzido em Klonoa 2: Dream Champ Tournament, uma roupa especial robótica foi desenhada para Klonoa devido ao fato deste não saber nadar. Também foi usado em Klonoa Heroes: Legend of the Star Medal para tanto mergulhar no fundo do mar quanto no espaço ( ou na lua, mais especificamente ).
Ataque do Tornado
Um dos especiais do Klonoa em Klonoa Heroes: Legend of the Star Medal e o Super Ataque do Klonoa em Klonoa Beach Volleyball. No primeiro, Klonoa quis aprender um ataque especial bastante para destronar Guntz. Ele diz que pode "ver o vento" e isso o inspirou a pensar no ataque. Quando usando este, ele flutua no ar e então solta um montão de tufões em volta dele. Neste último, um só tufão aparece quando a bola bate nos oponentes, puxando-os para dentro.
Ataque EX do Tornado
Usado apenas em cortes em Klonoa Beach Volleyball. Klonoa o usou apenas para o ataque incendiário e para certas confusões.
Tufão do Trovão
O segundo especial de Klonoa Heroes: Legend of the Star Medal e seu arsenal ultimato em Namco X Capcom. No nível Volk City no primeiro, Klonoa é rendido por Joka I e está pensando em um novo ataque. Então se embaralha nos fios e leva um choque dolorido o que o inspirou a criar o "Tufão do Trovão". Quando o usando, ele começa a girar quando faíscas soltam ao redor dele.
Série de games
A série começou em 1997 no Japão e fez um enorme sucesso. Klonoa: Door to Phantomile foi o début de Klonoa, e um dos primeiros jogos a mesclar jogabilidade 2D com gráficos 3D.
Muitas das habilidades famosas do Klonoa como as balas de vento foram introduzidas pela primeira vez, assim como vários regulares da série como os Moos, reles inimigos do Klonoa. Este foi o primeiro título a estabelecer Klonoa como um herói viajante dos sonhos, parecidamente conhecido quando era chamado para consertar as coisas.
Depois de Door to Phantomile, a Namco começou o desenvolvimento de duas sequências em paralelo: Klonoa: Moonlight Museum (1999), lançado somente no Japão, para o console portátil WonderSwan, e Klonoa 2: Lunatea's Veil (2001), para PlayStation 2. Ficando pronto antes, Moonlight Museum marcou a segunda aparição do Klonoa, e também sua estreia nos portáteis, totalmente em 2D. Apesar da restrição gráfica, o título definiu o padrão de design que seria usado nos jogos seguintes para portáteis.[1]
Lançado dois anos depois, Klonoa 2: Lunatea's Veil foi sucesso imediato. Teve muitas relações com o game original. Este game usou o método cel-shading para os personagens e marcou a primeira aparição dos amigos e inimigos principais do Klonoa: Lolo, Popka, Leorina e Tat.
A Namco publicou três jogos Klonoa para o Game Boy Advance no início dos anos 2000. Os dois primeiros, Klonoa: Empire of Dreams (2001) e Klonoa 2: Dream Champ Tournament (2002), são jogos de plataforma que deram sequência à jogabilidade 2D com elementos de puzzle usada em Moonlight Museum, mas com um novo elenco de personagens secundários. O terceiro jogo, Klonoa Heroes: Densetsu no Star Medal (2002), foi um RPG de ação lançado exclusivamente no Japão.
Na mesma época, Klonoa Beach Volleyball (2002) foi publicado para PlayStation no Japão e na Europa, e usou o elenco de Klonoa em uma versão única de voleibol.
A Namco, pensando reviver a franquia, trouxe Klonoa (2008), um remake do Klonoa: Door to Phantomile para o Wii, com gráficos e dublagem revisados, além de novos bônus desbloqueáveis.
Herança
A história de Klonoa ficou presente nos games Namco X Capcom, Tales of Symphonia e QuickSpot, nos quadrinhos, e na TV
Referências
- ↑ Parish, Jeremy (20 de setembro de 2012). «Champion of Dreams: An Interview with Hideo Yoshizawa». 1UP.com. Consultado em 11 de agosto de 2022. Arquivado do original em 23 de fevereiro de 2013
Ligações externas