Karl Heinrich Bergius | |
---|---|
Karl Heinrich Bergius ( 1790 – janeiro de 1818 ) foi um médico, naturalista e explorador alemão.
Biografia
Participou das guerras napoleônicas, 1812-1814, obtendo a cruz de ferro. Em seguida, estudou farmácia em Berlim onde adquiriu o interesse pela botânica. Chamou à atenção de Hinrich Lichtenstein (1780-1857), diretor do Museu de Zoologia de Berlim, que procurava jovens prontos para partir à paises remotos com o objetivo de fazer colheitas de espécimes. Com essa finalidade é enviado à África do Sul como assistente de seus amigos Diederik Pallas e Pieter Heinrich Polemann (1779-1839), proprietários de uma farmácia na Cidade do Cabo.
Bergius chegou na África em 1815, e manteve uma correspondência com Lichtenstein. Na correspondência, Bergius menciona a sua determinação, mas também testemunha as suas dificuldades, principalmente, das suas pobres condições de vida e rápida degradação de sua saúde. Lamenta também do escasso número de cartas que recebe da Europa e da falta de documentação e material disponíveis para o seu trabalho.
Durante sua estadia na África manda os espécimes Morus capensis (Alcatraz-do-cabo) e a Sterna bergii (Gaivina-de-bico-amarelo), que serão descritas por Lichtenstein.
Fonte
- Barbara Mearns et Richard Mearns (1988). Biographies for Birdwatchers: The Lives of Those Commemorated in Western Palearctic Bird Names, Imprensa Academica (Londres) : 490 p. ISBN 0.12.487422.3