Predefinição:Info/Tumba real egípcia A KV35, no Vale dos Reis, foi a tumba utilizada pelo faraó Amenófis II descoberta em março de 1898 por Victor Loret.
A tumba tem o formato de L, típico da décima oitava dinastia, mas muitas características fizeram com que esta tumba se destacasse. A câmara funerária tem formato retangular e é dividida em seções, com pilares, superior e inferior. Sendo que a seção inferior contém o sarcófago do faraó. Este estilo de tumba tornou-se comum em câmaras reais no império novo.
Mais tarde a tumba foi usada como esconderijo de múmias. Múmias pertencentes às seguintes pessoas foram recolocadas aqui durante o terceiro período intermediário e foram identificadas graças a inscrições em seus embrulhos funerários:[1]
- Amenófis II (dono original)
Câmara Lateral:
- Tutemés IV
- Amenófis III
- Merneptá
- Seti II
- Siptah
- Ramessés IV
- Ramessés V
- Ramessés VI
- Uma mulher anônima identificada por alguns como a rainha Tiy, esposa de Amenófis III.
- Um príncipe, identificado por alguns como Webensenu (filho de Amenófis II) cujos vasos canopo foram encontrados na tumba, ou Tutemés IV, filho mais velho do faraó Amenófis III com Tiy.
- Uma "Jovem Dama" anunciada como a rainha Nefertiti (em junho de 2003, pela egiptóloga britânica Joann Fletcher). Porém, ainda persistem os debates.
- Uma "desconhecida mulher D" em inscrições na tampa do sarcófago para Setnakht (talvez a rainha Tausert).
Ver também
Referências
Referências que constam no arquivo original da wikipédia em inglês:
- ↑ «Projeto de mapeamento Tebano». Consultado em 15 de julho de 2008. Arquivado do original em 2 de agosto de 2018
Ligações externas
- «Theban Mapping Project: KV35» (em English)
- «Projeto Múmias Reais Tebanas de William Max Miller» (em English)