𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Jowan Le Besco

Predefinição:Manutenção/Categorizando por assunto

Jowan Le Besco (26 de agosto de 1981), Ator, roteirista, diretor e cinegrafista francês. Ele é o segundo filho de uma família de cinco. Sua mãe é a atriz e jornalista Catherine Belkhodja de ascendência francesa e argelina, enquanto seu pai é descendente de bretões e vietnamitas. Ele trabalhou em muitas ocasiões com seu irmão e irmãs, com quem colabora regularmente como cinegrafista-chefe. Ele capturou em vídeo a performance teatral ao vivo de Pois chiche de Maïween Le Besco, uma de suas irmãs, também atriz e diretora, duas vezes indicada ao Prêmio César em 2007 por seu primeiro filme Pardonnez-moi. Ele também tocou com sua irmã Isild Le Besco em Princesse Marie, um filme com Catherine Deneuve. Foi cinegrafista-chefe em dois filmes escritos e dirigidos por Isild: Demi-tarif, produzido por sua irmã Leonor Graser e pela produtora independente francesa Karedas, com seu irmão mais novo Kolia Litscher no papel principal, e Charly, também produzido por Isild, no qual ele colaborou novamente com Isild e Kolia.

Biografia

É o segundo dos cinco filhos da atriz e jornalista franco-argelina, de origem cabila e turca-mongol, Catherine Belkhodja. Seu pai é bretão de origem vietmanita.Trabalhou em variadas atividades com os irmãos e irmãs, com os quais colabora regularmente enquanto operador-chefe. Realizou a captação do espectáculo Le Pois chiche de Maïwenn Le Besco, atriz e realizadora nomeada duas vezes para os César 2007.

Contracenou igualmente com a sua irmã Isild Le Besco, e foram os dois parceiros de Catherine Deneuve em Princesse Marie. Foi Director de Fotografia dos dois filmes que Isild escreveu e realizou: Demi-tarif, por sua irmã Léonor Graser por KAREDAS, no qual o irmão Kolia Litscher desempenhou um dos principais papéis. Isild, Jowan e Kolia renovaram a sua colaboração em Charly, produzido também por Isild.

Carreira

Antigo aluno do liceu Charlemagne, depois do liceu Victor Hugo, Jowan prosseguiu os seus estudos de cinema em Jussieu, realizando numerosas curtas-metragens. Uma delas, premiada, permite-lhe receber um software de montagem, com o que começa a criar clips musicais. Decide então aperfeiçoar a sua formação no instituto Lumière e na escola dos Gobelins. Assegura a 1ª curta-metragem de Isild produzida por SOPADIN e lança-se ao seu primeiro trabalho assegurando a imagem de Demi-tarif, que obteve o prémio de melhor argumento júnior. Este projeto sofreu com o facto de, tanto Jowan como Isild, não terem ainda 20 anos quando procuraram um produtor! KAREDAS confiou neles e o filme veio a receber muito boa crítica, foi apresentado e notado em mais de 50 festivais.

Jowan participa igualmente em algumas rodagens enquanto ator, mas continua a ser seu objetivo prosseguir a sua formação em Imagem. Aprende este ofício ao lado de Stéphane Marty, depois com Caroline Champetier quando da rodagem de L’Intouchable na Índia, onde filma as sequências da cremação.

O sucesso de Demi-tarif permite preparar mais facilmente o segundo filme de Isild, porque o projeto é beneficiado com o avanço de subsídios do CNC e com o apoio de Arte. Charly estreará em breve nas telas. Jowan parte sozinho para efetuar seguidamente uma longa estadia na Índia, num mosteiro e daí extrairá um documentário, Yapo, o qual será selecionado para o 29º festival do Cinéma Du Réel. Este festival é especializado na apresentação de filmes documentais de características etnológicas ou sociais e tem lugar todos os anos em Março, no Centro Pompidou.

Filmografia

Longas-metragens

Curtas-metragens

Teatro

Prémios

  • 2000: Prémio do Melhor Argumento Junior no festival de Paris pelo argumento Demi-tarif (operador de câmara)
  • 2004: Prémio especial do Júri no European First Festival d’Angers por Demi-tarif (Director de fotografia)
  • 2004: Prémio Procirep. Primeiros planos, Angers, por Demi-tarif (Director de Fotografia)
  • 2004: Special Price of Jury do Festival de Séoul por Demi-tarif (Director de Fotografia)
  • 2004: Grande Prémio do Júri, Crossing Europe Festival, Linz, por 'Demi-tarif (Director de Fotografia)
  • 2004: nomeação para o prémio Louis Deluc por 'Demi-tarif (Director de Fotografia)

Ligações externas

talvez você goste