José Cypriano Nunes Vieira | |
---|---|
José Cypriano Nunes Vieira (Pelotas, 25 de dezembro de 1926) é um engenheiro agrônomo, professor e historiador brasileiro.
Filho de José Alves Nunes Vieira (Pelotas, 7 de setembro de 1899 - Porto Alegre, 25 de abril de 1962) e de Celina da Cunha Echenique (Pelotas, 8 de junho de 1907 - Pelotas, 3 de janeiro de 1982), casou-se em 1954 com Ana Muñoz Chaves (Pelotas, 29 de agosto de 1932), com quem teve quatro filhos: Gervásio, Renato, Laura Helena e Ana Celina.
Formado pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Pelotas, 8 de dezembro de 1950), é proprietário da Estância do Tigre e lecionou na Universidade da Região da Campanha, em Bagé, convidado pelos professores Carlos Rodolfo Thompson Flores e Attila Taborda e mais tarde também foi diretor da Faculdade de Agronomia nesta mesma Universidade.
Sempre gostou de história universal, história brasileira e especialmente de história regional rio-grandense. Estimulado pelo historiador bageense Tarcísio Antônio da Costa Taborda realizou algumas pesquisas nesta área, elaborou alguns trabalhos esparsos e publicou alguns livros.José Cypriano residiu por 50 anos em Bagé, também foi diretor da Cooperativa Bageense de Lãs Ltda (1964/1977). Faleceu, em Bagé, a 2 de julho de 2015, falência múltipla de órgãos .
Obras
- Fundador do Herval
- Fatos da História Gaúcha
- Água Encanada
Bibliografia
- NUNES VIEIRA, José Cypriano. Fatos da História Gaúcha