Este artigo não cita fontes confiáveis. (Abril de 2020) |
O Jornal do Comércio é um veículo de mídia impressa brasileiro, editado em Porto Alegre. Tem como objetivo fazer um jornalismo focado em economia e negócios, além de política, empreendedorismo e cultura. Atualmente, o jornal está presente com edições diárias impressas e nos principais canais digitais, principalmente através do site www.jornaldocomercio.com, e serve como fonte de informação para empresários, executivos, gestores de negócios, profissionais liberais e universitários.
História
Fundado por Jenor Cardoso Jarros e Zaida Jayme Jarros em 25 de maio de 1933, foi o primeiro jornal segmentado do Brasil. O Consultor do Comércio, que era seu nome original, tinha como público alvo os comerciantes. Prioritariamente divulgava as chegadas e saídas dos navios de Porto Alegre. Antes dele, havia em Porto Alegre o Jornal do Commercio, que circulou até 1911.
Na década de 50, o Jornal mudou sua sede da Rua General Câmara para o Palácio do Comércio, passando por uma grande reestruturação. Foram adquiridos novos equipamentos, a veiculação passou de semanal para tri semanal e a equipe já era de vinte funcionários.
Em 1956, quando o nome passou a ser Jornal do Comércio, os conteúdos ligados ao setor econômico ganharam prioridade. Na década seguinte, já instalado na Av. João Pessoa e com circulação diária, o Jornal do Comércio muda sua diretoria em função do falecimento do seu fundador, o senhor Jenor Cardoso Jarros. Sua esposa, Zaida Jayme Jarros, e seu filho, Delmar Jarros, passaram a dirigir o periódico. Esta gestão vai até 1998, quando Mércio Tumelero assume a administração do Jornal. A partir daí, uma série de mudanças foram realizadas: a família fundadora passou a fazer parte do conselho de administração e a gestão foi profissionalizada.
Com o novo comando, a empresa passa por um grande processo de reestruturação, buscando profissionais com experiência no mercado para gerenciar e dirigir cada departamento. Um novo projeto gráfico foi implantado e novas máquinas impressoras foram adquiridas. Assim, o Jornal passou a ser impresso em cores. Com o falecimento de Zaida Jarros em 2004, Mércio Tumelero assume a presidência da empresa e continua com um forte programa de modernização, visando o aperfeiçoamento dos recursos e do trabalho em todas as áreas da empresa, proporcionando um ambiente totalmente remodelado.
Com mais de 89 anos de atividades ininterruptas, o JC é hoje um dos mais tradicionais e respeitados veículos da imprensa nacional.
Suplementos semanais
2º Caderno (de segunda à sexta-feira) - um caderno para as empresas publicarem atas, avisos, balanços, comunicados aos acionistas, convocações, editais e informes. É um espaço focado em publicidade legal e fonte de diversos dados financeiros das maiores empresas do RS.
Empresas & Negócios (segunda-feira) - aborda os mais diversos assuntos da economia, como agronegócio, varejo, finanças, gestão, governança, investimentos, mercado, negócios, RH, Responsabilidade Social, Sustentabilidade, TI e cases de empresas e pessoas.
Panorama (de segunda à quinta-feira) - retrata a vida cultural de Porto Alegre e das principais cidades gaúchas. Espetáculos musicais, agenda de teatro, artes visuais, literatura, festas e ciclos de cinema fazem do Panorama o veículo essencial para estar sempre bem informado.
Jornal da Lei (terça-feira) - reportagens exclusivas das diversas áreas do Direito. É a fonte de informação para acompanhar o mundo jurídico.
Contabilidade (quarta-feira) - conteúdo especializado da área, com seções variadas sobre legislação, economia, finanças, tributos, papel do contador na gestão empresarial, agenda fiscal e mercado de trabalho dos profissionais da contabilidade.
GeraçãoE (quinta-feira) - empreendedorismo, negócios, inovação e histórias inspiradoras de pessoas que estão por trás dos negócios.
Logística (terça-feira) -trata dos principais assuntos que estão em discussão no setor de Logística. Abrange temas como transportes de passageiros e cargas em todas as esferas: rodoviária, hidroviária, ferroviária e aérea. Também apresenta reportagens sobre o que há de mais moderno em tecnologias na área.
Viver (sexta-feira) - as melhores opções para o fim de semana, com destaque para as estreias de cinema e de teatro. Críticas especializadas, música, estilo, moda, gastronomia e reportagens exclusivas em um caderno que ilustra o que há de mais importante na cena cultural do Rio Grande do Sul.
Colunistas
- Fernando Albercht (Começo de Conversa)
- Patricia Comunello (Minuto Varejo)
- Bruna Suptitz (Pensar a Cidade)
- Patrícia Knebel (Mercado Digital)
- Affonso Ritter (Observador)
- Edgar Lisboa (Repórter Brasília)
- Roberto Brenol Andrade (Palavra do Leitor)
- Ivan Mattos (Olha Só)
- Marco A. Birnfeld (Espaço Vital)
- Antônio Hohlfeldt (Crítica de Teatro)
- Osni Machado (Empresários & Cia.)
- Jaime Cimenti (Livros)
- Hélio Nascimento (Cinema)
- Dom Jaime Spengler (A Voz do Pastor)
- Vinícius Ferlauto (Automotor)
- João Satt (Visão de Mercado)
Ex-colunista
- Danilo Ucha (in memoriam)
- Eduardo Bins Ely (in memoriam)
Cadernos Especiais
- Marcas de Quem Decide
- Especial IR
- Cenário Digital
- Dia da Indústria / Aniversário JC
- Meio Ambiente
- Dia do Comércio
- Cooperativismo
- Produtor Rural
- Expointer
- Prêmio Futuro da Terra
- Construção Civil
- Seguros e Previdência
- Dia do Médico
- Vinhos e Espumantes (Gastronomia)
- Responsabilidade Social
- Anuário de Investimentos
- Perspectivas