Este artigo não cita fontes confiáveis. (Junho de 2019) |
Predefinição:Info/Nobreza Edward John Spencer, 8.º Conde Spencer (24 de janeiro de 1924 — 29 de março de 1992) foi um aristocrata britânico, conhecido por ser o pai de Diana, Princesa de Gales.
Biografia
John Spencer, Visconde Althorp, nasceu em Sussex Square n.º 24, Londres. Seus pais foram Albert Spencer, 7.º Conde Spencer (1892-1975) e Cynthia Spencer, Condessa Spencer (1897–1972), a segunda filha do 3.º Duque de Abercorn. Johnny, como era conhecido, tinha uma irmã mais velha, Lady Anne Spencer (1920).
Johnny foi educado em Eton College, na Real Academia Militar de Sandhurst e em Royal Agricultural College. Tendo ganhado o posto de capitão na Royal Scots Greys, ele lutou na Normandia, França, depois do Dia D. Quando a Segunda Guerra Mundial acabou, o Visconde Althorp foi apontado palafreneiro do Rei George VI e, em fevereiro de 1952, de sua filha, a futura Rainha Elizabeth II.
Numa visita a Sandringham, Spencer conheceu Frances Ruth Burke-Roche, a segunda filha do rico Edmund Burke-Roche, 4.º Barão Fermoy (1885-1955), e de sua esposa, a Baronesa Fermoy. Ambos eram amigos próximos do Rei George VI e da Rainha Elizabeth. Eles começaram um intenso caso de amor depois do baile de "estréia na vida social" de Frances, em abril de 1953, apesar da diferença de idade: ele tinha vinte e nove anos e ela, apenas dezessete.
Quando o noivado foi anunciado, o Visconde Althorp acompanhou a Rainha num tour pela Austrália, deixando a família da noiva responsável pelo casamento. No dia 1 de junho de 1954, Johnny e Frances casaram-se na Abadia de Westminster, numa cerimônia de privilégio, organizada por Percy Herbert, Bispo de Norwich.
Compareceram à cerimônia aproximadamente setecentos convidados; entre eles, a Rainha, o Duque de Edimburgo, a Rainha Mãe e mais outros três membros da Família Real Britânica. Foi então chamado de "o casamento do ano" pelo tabloide Daily Mirror. O Visconde e a Viscondessa Althorp deixaram depois a abadia para serem recepcionados no Palácio de St. James. Logo em seguida, tomaram como residência Park House, dentro da propriedade real de Sandringham, Norfolk.
Os Althorp (pronuncia-se em inglês Altrup) tiveram cinco filhos:
- Elizabeth Sarah Lavinia Spencer (nascida em 19 de março de 1955). Casou-se com Neil Edmund MacCorquodale.
- Cynthia Jane Spencer (nascida em 11 de fevereiro de 1957). Casou-se com Sir Robert Fellowes, depois Barão Fellowes.
- John Spencer (nascido e morto em 12 de janeiro de 1960). Morreu dez horas após seu nascimento.
- Diana Frances Spencer (1 de julho de 1961 - 31 de agosto de 1997). Casou-se com Charles, Príncipe de Gales.
- Charles Edward Maurice Spencer, depois 9.º Conde Spencer (20 de maio de 1964).
Em abril de 1969, depois de um casamento de catorze anos, os Spencer divorciaram-se. Lorde Althorp ganhou na corte a batalha pela custódia de seus dois filhos menores, a Princesa Diana e seu irmão Charles. Em maio daquele ano, Frances casou-se com Peter Shand Kydd, o homem com quem tinha tido um caso.
A 9 de junho de 1975, com a morte de seu pai, Johnny assumiu o título de 8.º Conde Spencer, herdando também a propriedade de Althorp, em Northamptonshire, para onde se mudou com os quatro filhos logo em seguida.
Em 14 de julho de 1976, num registro de Caxton Hall, Lorde Spencer casou-se com Raine, Condessa de Dartmouth, filha da famosa romancista Barbara Cartland e de seu primeiro marido, Alexander McCorquodale, herdeiro de uma fortuna de tipografia. Raine era divorciada do Conde de Dartmouth, com quem tinha quatro filhos. Lorde Spencer já tinha sido chamado de "o outro homem" durante o processo de divórcio dos Dartmouth. Raine foi bastante impopular entre seus enteados, que a apelidaram de "Raine Ácido".
Em 1978, o Conde Spencer sofreu uma hemorragia cerebral, e sua saúde só foi recuperada parcialmente. No casamento de sua filha Diana com o herdeiro do trono britânico, em 1981, muitos espectadores ficaram surpresos com seu andar confuso, suas vacilações e um porte de quem estava para desabar no chão.
O 8.º Conde Spencer foi, por dez anos, presidente da National Association of Boys' Clubs e um membro do Conselho de Northamptonshire por vinte e nove anos. Além disso, foi um fotógrafo amador.
Spencer morreu de ataque cardíaco, aos sessenta e oito anos, no Hospital Humana em Wellington, Londres. A Princesa Diana estava numa temporada de esqui na Áustria quando recebeu as notícias e retornou imediatamente. O funeral ocorreu numa igreja dentro de Althorp, e seus restos mortais estão no mortuário dos Spencer em Great Brington.